domingo, 9 de outubro de 2016

MITI abre o Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso

Espetáculos teatrais e um musical, oficina de capacitação e bate-papo com artistas, compõem a programação da Miti, entre os dias 11 e 16 de outubro, semana dedicada à criança.


A Mostra Internacional de Teatro Infantil abre a temporada do Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, que ocorre até dezembro em vários municípios do Estado. Espetáculos teatrais e um musical, oficina de capacitação e bate-papo com artistas compõem a programação da Miti, entre os dias 11 e 16 de outubro, uma semana inteira dedicada às crianças.

Com o objetivo de descentralizar o acesso às artes cênicas para o público infantil de outras cidades, neste ano, além de Cuiabá, espetáculos da Miti chegam também a outros três municípios: Nova Brasilândia, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento. Para participar de todas as atividades, basta trocar um brinquedo novo ou usado em bom estado pelo ingresso na bilheteria, antes do espetáculo.

De acordo com um dos organizadores da Mostra, Eduardo Espíndola, a Miti é direcionada ao público infanto-juvenil, mas suas ações atingem toda a família. “É para crianças e adultos. A Miti foca suas atividades especialmente neste público, por que consideramos que a arte é essencial para o desenvolvimento saudável. A gente aposta nisso ao idealizar uma programação que proporciona encantamento a partir de histórias emocionantes, do fazer com as mãos, da linguagem audiovisual e da música. É para uma vida inteira”, pontua.

Empenhados em exercer a inclusão social, os organizadores idealizam agendamento escolar para ampliar o alcance da mostra a instituições de ensino de bairros periféricos que tem pouco acesso a este tipo de atividade. A doação dos brinquedos também coloca em prática este ideal, afinal, posteriormente, serão doados a instituições de assistência à criança.

Circuito de Festivais

Para se integrar à rede de festivais que configura o Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, a Miti acaba de ser incorporada ao grande programa de fomento à circulação das artes cênicas patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura. “Agregar a essa grande movimentação do teatro em nosso Estado dá ainda mais visibilidade ao nosso projeto, sem contar, a consolidação de intercâmbio de iniciativas, de grupos, de profissionais voltados à produção teatral”, declara Eduardo. O projeto da Miti também foi aprovado pelo edital da Caixa Cultural.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, a mostra agrega não apenas a profissionais de Mato Grosso e do Brasil, mas também, ao público, trazendo grandes produções a quatro cidades de Mato Grosso.

“No ano passado o Circuito movimentou o segmento das artes cênicas com números surpreendentes para a primeira edição de um evento até então inédito em Mato Grosso. É importante lembrar que este será, em muitos casos, o primeiro contato com o teatro de boa parte das crianças que irão à Mostra, repleta de espetáculos de qualidade e muito criativos, adequados para todas as idades. O Circuito de Teatro tem mesmo esse intuito, descentralizar e ampliar cada vez mais o acesso. É muito representativo ver a Miti ir para além de Cuiabá, chegando este ano à Nova Brasilândia, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento, também”, diz Leandro Carvalho.

O primeiro espetáculo a ser encenado pela Mostra, é o Cinco Semanas em um Balão, da companhia paulista, Sabre de Luz. Será na terça-feira (11), às 9 e às 15h, no Cine Teatro Cuiabá. A peça inspirada no primeiro livro de Júlio Verne conta a história de Drº Fergusson, um cientista aventureiro, seu amigo Drº Kennedy um corajoso explorador e seu fiel criado Joe, que partem em uma aventura pela África em busca de três tesouros perdidos, a bordo de um balão. A travessia dura cinco semanas. Durante o percurso eles aprendem que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma grande aventura!

Confira a programação:

Cinco Semanas em Um Balão
Cia Sabre de Luz - SP
Dia 11/10 (terça-feira)
às 09 e 15h
Cine Teatro Cuiabá
Entrada: 1 brinquedo

Alicia - Ensueño de maravillas (Alice. Sonho de maravilhas)
Cia Ochojos – Argentina
Dia: 12/10 (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: 1 brinquedo

Caquilhos de Munchausen
Cia Arte Negus - SP
Dia: 13/10 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: 1 brinquedo

O Pequeno Príncipe
Teatro de Brinquedo - MT
Dia: 13/10 (quinta-feira)
Horário: 09h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: 1 brinquedo

Chapeuzinho Vermelhô?
Os profiçççionais - SP
Dia: 14/10 (sexta-feira)
Horário: 09h e 15h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: 1 brinquedo

O Concerto da Lona Preta
Trupe Lona Preta - SP
Dia: 14/10 (sexta-feira) em Acorizal
Local: Praça Coronel Tonho
Dia: 15/10 (sábado) em Nossa Senhora do Livramento
Local: Praça de eventos
Dia: 16/10 (domingo) em Nova Brasilândia
Local: Praça Nossa Senhora Aparecida
Horário: 18h
Entrada: 1 brinquedo

A Princesa Engasgada
Grupo Teatral de Risco – MS
Dia: 15/10 (sábado)
Horário: 18h
Local: Arena Pantanal
Entrada: 1 brinquedo

Entre Janelas
Tato Criação Cênica - PR
Dia: 15/10 (sábado)
Horário: 17h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: 1 brinquedo

Mel de Melão
Monofoliar - MT
Dia 16/10 (domingo)
Horário: 18h30
Local: Arena Pantanal
Entrada: 1 brinquedo

11 A 16 DE OUTUBRO DE 2016

A oficina "Brinquedos Populares" tem como objetivo construir brinquedos tradicionais brasileiros, proporcionando ao professor/educador ferramenta para o resgate da cultura, do fazer manual e para a transformação de consumidor para produtor de arte e entretenimento.
Data: 10, 11, 13 e 14 de outubro (exceto 12/10 feriado)
Horário: 14h às 17h30m
Carga horária: 15 horas. Com certificação
Nº de vagas: 30
Local: Auditório do Museu de Arte de Mato Grosso (Rua Barão de Melgaço, 3565 Centro - Cuiabá/MT)
Público Alvo: Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educadores e demais interessados.
Ministrante: Micheli Sierra

Nenhum comentário: