segunda-feira, 22 de agosto de 2016

As Políticas Públicas para a Cultura nas Eleições Municipais

São três chapas com candidatos a prefeito e vice-prefeito e 79 candidatos a vereador que disputam as nove vagas na Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis.


O período eleitoral iniciou na última terça-feira (16.08) e a propaganda eleitoral começa a invadir as mídias sociais. Nomes novos, velhos nomes, cada um com seu slogan e promessas voltadas ao bem comum.

Três chapas concorrem ao Paço Municipal Euclides Horst:

"Atitude e Coragem para Juntos Fazer Diferente" - PSDB, DEM, PP, PSC, SD e PSB
Clóvis de Paula - prefeito
Leandro Martins dos Santos - vice-prefeito

"Por Amor a Nossa Terra" - PR, PRB e PMB
Dila - prefeita
Itacir Camilo Rombaldi - vice-prefeito

"O Futuro se Levanta" - PSD, PV, PTB, PDT, PPS, PT, PMBD e Rede
Rafael Machado - prefeito
Dhemis Rezende - vice-prefeito

Na Câmara Municipal de Vereadores serão 8,7 candidatos por vaga. Numa análise mais detalhada do perfil dos 79 candidatos a vereador em Campo Novo do Parecis (conforme dados divulgados pelo TRE-MT), podemos verificar alguns dados:

  • maioria homens - 66%
  • maioria entre 35 a 39 anos - 22,35% (mais velho tem 70 anos e a mais nova 20 anos)
  • maioria pardos - 47% (brancos - 42% e negros - 11%)
  • maioria casados - 42%
  • maioria Ensino Médio - 35,29% (Ensino Superior - 24,71%)
  • maioria empresários - 18,82% (comerciante - 5,88% e administrador - 4,71%)


Planos de Governo e as Políticas Públicas de Cultura

Nos Planos de Governo de cada majoritária e dos candidatos a vereador diversas áreas se sobressaem como a Educação, Saúde, Segurança Pública, Habitação.

Mas Campo Novo do Parecis já avançou muito também nas suas políticas públicas de Cultura com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, renovação do Conselho de Política Cultural, estruturação do Plano Municipal de Cultura e Fundo de Incentivo à Cultura, assim como a discussão entre a sociedade civil e o poder público nos Fóruns e Conferências.

Diversas propostas foram pactuadas no Plano Municipal "Cultura na Terra do Parecis" (2013 - 2023) e sob um olhar mais atento dos artistas e produtores culturais, aguardamos as propostas de cada chapa e cada candidato a vereador para esta área.

Como cita a Constituição em seus artigos 215, 216 e 216-A, queremos a Cultura como uma das políticas prioritárias na estruturação dessa sociedade mais humana e mais justa pregada por todos os candidatos nestas eleições 2016.

Nenhum comentário: