sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Campo Novo do Parecis realiza 8° Festival de Capoeira e recebe mestres de renome


A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Departamento de Cultura e Instituto de Capoeira Aruandê Brasil, ICAB, realizaram nos dias 30 e 31 de outubro, sexta-feira e sábado, no Centro Cultural Paresí, o 8° Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis. Grandes mestres da capoeira de renome nacional e internacional, capoeiristas de todo o Estado, alunos e comunidade em geral, estiveram reunidos para confraternizar e compartilhar experiências.

Segundo o Mestre “Bicudo”, Grupo Aruandê Capoeira, de Tangará da Serra-MT, todo evento demanda uma série de tarefas, mas quando realizado com empenho e trabalho em equipe a satisfação e resultado é compensador. “Mesmo com todas as dificuldades chegamos ao fim de mais uma festa em Mato Grosso. Agradeço  a todos meus amigos pela consideração e apreço para com a nossa caminhada. Reforço que o respeito não deve ser imposto, mas sim conquistado. Obrigado pelo sangue entregue e a imensa soma ao evento”, diz

Aos alunos e participantes do Festival, a presença de grandes nomes da Capoeira no Brasil, como exemplo, o Grã-Mestre, ‘Sombra”, Ivo Domingos de Arruda, 72 anos, Cuiabá, e o Mestres Armadinho e o Contra-Mestre Toinzinho, de SP, contribuíram muito no diálogo e troca de experiências e orientações aos principiantes e demais capoeiristas, que puderam participar de rodas de jogo, curso e do Batizado e troca de cordas.

A equipe de produção  contou com a prestimosa atenção do instrutor Sabiá, Carlito Ferreira do Nascimento,  e Graduado  Simpson, Daniel Júnior.

Alunos da APAE e das Oficinas de Capoeira recebem graduação

A Secretaria de Cultura e Turismo, através do Departamento de Cultura oferece aos alunos da Escola Especial “Bem-me Quer”, APAE de Campo Novo e demais Núcleos de Cultura distribuídos pela cidade, aulas de Balé e Capoeira semanalmente e gratuitas. O instrutor Daniel Júnior, “Graduado Simpson”, ministra aulas de capoeira na Instituição a cerca de um ano e já colhe os frutos do trabalho realizado há algum tempo com os excepcionais.

Durante o 8° Festival aconteceu a graduação e troca de cordas dos alunos das Oficinas, momento de muita felicidade e expectativas aos jovens capoeiristas. “O batizado e a troca de cordas é o momento em que o aluno é reconhecido pelo seu esforço e desempenho nos treinos e aulas que ministramos. Exige muita disciplina, educação e respeito para consigo mesmo e o próximo. Enquanto instrutor desses alunos estou muito contente e satisfeito com o resultado, não apenas do batizado e troca de cordas, bem como de todo o evento que foi um sucesso. Agradeço a todos que nos auxiliaram”, diz o instrutor.

Alguns capoeiristas que marcaram presença no 8° Festival

Mestrando Paraná  Alexandre P Gomes, Contra Mestre Tefim, Contra Mestre Alexandre Gusmão, Contra Mestre Fininho, Contra Mestre Benedito Adriano Nascimento, Contra Mestre Urubú, Professor Borracha,Professor Modelo, Professor Bororo, Professor Marcelio Nago, Professor Soldado, Professor Pezão,Professor Índio, Professor Gereba, Professor Sansão, Professor Formiga, Instrutores, Monitores e Graduados.

Fonte: Luiz Carlos Bezerra ASCOM/SECULTUR

Nenhum comentário: