sábado, 7 de março de 2015

Orquestra de Mato Grosso inicia temporada de concertos


No ano em quem completa 10 anos, a Orquestra do Estado de Mato Grosso iniciou a temporada de concertos levantando a plateia com um repertório alegre, com o ponto alto sendo a execução de clássicos da música infantil. A emoção com que abriu a temporada será a marca da programação de 2015, com a retomada dos concertos populares no interior e apresentação especial pelo aniversário de Mato Grosso e pelos 150 anos de Marechal Cândido Rondon.

A primeira apresentação teve a participação especial do bandolinista Hamilton de Holanda, que contagiou o público com seu ritmo alegre acompanhado do contrabaixista André Vasconcelos e do percussionista Thiago da Serrinha. Para completar a animação, temas de A Pantera Cor-de-Rosa, Os Flintstones, Sítio do Pica Pau Amarelo e Super Mario Bros levaram o público a uma viagem no tempo. “Esse concerto vem para comemorar a alegria, a alegria de chegar até aqui, de poder fazer música e oferecer isso para a população de Mato Grosso”, resumiu o maestro Leandro Carvalho.

O repertório montado para a abertura teve a intenção de unir as pessoas, causar euforia, explicou Hamilton - que tocou pela primeira vez com a Orquestra de Mato Grosso e em Cuiabá. O resultado, para ele, foi uma interação “show de bola” e uma plateia sorridente. “Que bom que eu pude fazer isso aqui pela primeira vez em um lugar e já está sendo dessa maneira. Espero estar fazendo a primeira de várias”.

Sentado na fileira “A” do teatro Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o governador Pedro Taques destacou o papel da Orquestra como instrumento de democratização da cultura, tanto no estado quanto no país. “A cultura não tem espaço, não tem território. A música rompe fronteiras e eventos como esse nos trazem a certeza de que através da música podemos transformar Mato Grosso”, afirmou Taques, acrescentando que a Orquestra tem ajudado o estado a ser reconhecido também pela sua cultura.

Sem assistir uma apresentação da Orquestra do Estado há algum tempo, Juliana Kobayashi, 24 anos, se surpreendeu com a abertura da temporada e definiu o repertório como “inovador” para uma apresentação de orquestra. Para ela, apresentações “diferentes” e “populares” aproximam o público da música erudita. Como a primeira impressão é a que fica, Juliana saiu do teatro com o caderno da programação nas mãos, para aproveitar os demais concertos na Capital.

Para quem mora o interior, 2015 promete muita música e emoção. De acordo com Leandro Carvalho, maestro e secretário de Cultura, oito municípios vão receber a Orquestra de Mato Grosso. A novidade é que desta vez quem acompanhará o grupo é o músico Renato Teixeira, com um espetáculo especial dedicado a Mato Grosso. No repertório, clássicos como “Trem do Pantanal”, “Chalana”, “Tocando em Frente”, além de músicas do próprio Renato em parceria com Almir Sater. Ao final da turnê pelo estado será produzido um CD em parceria com o músico convidado. Será o 13º disco da OEMT, comemora o Maestro.

Além disso, em maio, no entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá, será realizado espetáculo especial em homenagem ao aniversário de Mato Grosso, marcando também o início das comemorações pelos 150 anos de Marechal Cândido Rondon. O concerto é parte do calendário de eventos que deve durar até o dia 05 de maio 2016, data de aniversário de Rondon.

Nenhum comentário: