sábado, 14 de fevereiro de 2015

Saúde - dicas para pular um carnaval saudável e seguro

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis estará presente nas quatro noites do carnaval, e também nas matines, com a equipe de Saúde composta por Técnicos de Enfermagem e Socorrista, para assim ofertar atendimentos necessários aos foliões.


Na oportunidade a equipe da secretaria fará também a distribuição de preservativos, afinal sexo só com proteção.

Aproveitando-se deste momento, as enfermeiras Lucélia Zarzenon e Stela Bistaffa Mesquita dão algumas dicas para você pular o Carnaval de forma mais saudável, afinal não deixa de ser um exercício e tanto, e exige do preparo físico e das pernas.

Junte isso ao calor, sol, pouco sono e também o exagero no consumo das bebidas alcoólicas, e você pode acabar mal seu Carnaval!

Então, nada melhor que estar preparado para enfrentar e aproveitar essa maratona com alguns cuidados simples com a saúde.

Algum desses cuidados é com a hidratação. Pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Para manter o corpo saudável, aproveite a estação para se refrescar com sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que também ajudam a repor os sais minerais.

Nesse período, costuma ocorrer muitas lesões musculares. Exigir muito do corpo sem preparo físico prévio pode trazer conseqüências. É comum nessa época do ano ver o crescente número de torções e fraturas de tornozelo, lesões no joelho e dores musculares nos atendimentos hospitalares. Por isso, se você quer curtir, mas não pretende passar alguns dias doloridos depois, prepare seu corpo para a folia com uma programação prévia de exercícios e alongamento.

Prestar atenção na escolha do calçado é outro fator relevante. Nada de salto alto para pular o carnaval! Os saltos elevam os calcanhares e concentram todo o peso do corpo na frente dos pés, aumentando os riscos de lesões nas articulações, tendões, joelhos e coluna vertebral. Opte pelos sapatos confortáveis, de preferência tênis com amortecimento.

Por último, mas não menos importante SEXO só com CAMISINHA. Além da AIDS, o uso do preservativo previne a contaminação de Doenças Sexualmente Transmissível, por vários vírus, sendo um deles pelo papilomavírus humano (HPV), doenças como hepatite e evita a GRAVIDEZ INDESEJADA.

Nesse carnaval, aproveite ao máximo, mas com os cuidados que vão lhe poupar preocupações depois que essa maratona acabar.

Fonte: Lucélia Zarzenon e Stela Bistaffa Mesquita

Nenhum comentário: