sábado, 28 de fevereiro de 2015

Cultura Negra - veja curiosidades sobre a África


1. O ritmo blues nasceu dos primeiros gritos dos escravizados negros levados pelos ingleses para os Estados Unidos, até meados do século XIX.

2. As cangas (ou capulanas) que utilizamos nas praias têm origem africana. A "kanga" pode ser usada como um vestido tradicional, como saia ou até como turbante. Tradicionalmente, era utilizado para carregar o bebê e também como fraldas.

3. As inúmeras tentativas de fuga e a coragem do escravo brasileiro em afrontar os seus algozes fizeram da música negra um misto de dor, orgulho, revolta e regozijo. Os sambas originais são um exemplo disso.

4. Sabemos que o Tango nasceu no Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, no final do século XIX, mas sua origem tem diversas versões: uma delas afirma que sua origem é africana, baseada numa dança denominada Tangano. Dizem também que a palavra tango é de origem africana e que significaria algo similar a "quilombo".

5. A vinda dos africanos trouxe ingredientes bem conhecidos do nosso dia-a-dia: o coco, a banana, o café, a pimenta malagueta e o azeite-de-dendê. Também os populares: inhame, quiabo, gengibre, amendoim, melancia e o jiló.

Fonte: Fundação Palmares

Um comentário:

CAROLINE disse...

Trouxeram o Arroz para o Brasil também.