segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Remobilize Cultura movimenta artistas de Mato Grosso

Os artistas mato-grossenses estão realizando diversos protestos contra o projeto da equipe de transição do governador eleito Pedro Taques de extinguir/fundir a Secretaria de Estado de Cultura (SEC).


O coordenador de transição, Otaviano Pivetta apresentou organograma com a ideia de que a pasta seja “incluída” dentro de uma nova secretaria, a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Regional (Secid), que também abarcaria outras pastas, como a de Turismo.

Intitulado de “Remobilize Cultura MT”, o movimento tem o objetivo de reunir a categoria para traçar um cronograma de ações. Diversos encontros têm sido realizados e no sábado (25/10) a categoria teve uma reunião com Pedro Taques, no Circo Leite de Pedras, no bairro Lixeira. Na segunda-feira (27/10), houve outro encontro entre os artistas, para avaliar a reunião com o governador eleito. Neste encontro a classe cultural escolheu quatro representantes do setor para participar da comissão de transição do governador eleito Pedro Taques. Eles votaram na escolha dos produtores que irão acompanhar os estudos que estão sendo realizados pela equipe de transição e também poderão opinar nos levantamentos que serão realizados.

Pedro Taques também solicitou da classe um documento com as demandas, reivindicações e sugestões para o próximo governo. Uma Carta Aberta foi entregue, mas que deve sofrer alterações, pois a classe ainda está aprimorando o documento.

Dentre as principais demandas estão a não extinção/fusão da Secretaria de Estado de Cultura e há um abaixo-assinado que pede para que o projeto não vá adiante.

Sarau das Artes Free

Diversos saraus estão sendo organizados no Estado para amanhã (04/11) em homenagem ao Dia Nacional da Cultura (05). Mais do que um evento cultural, o Sarau das Artes é um movimento político que visa demover o futuro governador Pedro Taques de sua ideia de extinguir a Secretaria de Estado de Cultura.

Os saraus que serão promovidos em diversos municípios de Mato Grosso estarão todos ligados, via stream, com o Sarau das Artes da capital, fortalecendo o movimento cultural do "Remobilize Cultura MT".

Em Campo Novo do Parecis o Sarau das Artes acontece no Centro Cultural Paresí, às 20h, e reunirá artistas e comunidade local.

Prestigiem, fortaleçam o "Remobilize Cultura MT"!

Nenhum comentário: