terça-feira, 16 de setembro de 2014

Polícia cumpre mandados contra fraudes em projetos culturais

Alvos são as secretarias de Cultura do Estado e de Cuiabá; são 25 mandados de prisão.

Delegado Gianmarco Paccola, que comanda as investigações da Operação Alexandria

A Polícia Civil está cumprindo 25 mandados de prisão temporária, 7 buscas e apreensões e 2 conduções coercitivas contra pessoas acusadas de fraudes em projetos culturais, patrocinados pelas Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Cultura de Cuiabá.

A Operação Alexandria foi deflagrada por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Fazendária (Defaz). Os mandados estão sendo cumpridos nas residências dos investigados na operação. Não há buscas em órgãos públicos.

As investigações apuram fraudes e já identificou 49 irregularidades em mais de 541 projetos analisados, dos anos de 2012, 2013 e 2014. A investigação, em nível estadual, foi solicitada, em abril deste ano, pela então secretária de Cultura, Janete Riva (PSD), atual candidata ao Governo do Estado.

"As duas secretarias forneceram todos os projetos dos anos de 2012, 2013 e 2014", disse o delegado Gianmarco Paccola Capoani.

A investigação apura fraudes e desvios de recursos obtidos através do Programa de apoio à Cultura (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. Os investigados podem responder por crimes de bando ou quadrilha, peculato, desvio de dinheiro, ameaça, crime contra fé pública e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário: