quarta-feira, 23 de abril de 2014

Especial Bibliotecas 5 - Expor a produção dos alunos. Mas com critérios

Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas



Texto: Ana Rita Martins - Nova Escola

É essencial aos estudantes entender que o material da biblioteca serve como base para a construção do conhecimento. Mas aquilo que a turma produz também serve como referência e pode ser exposto como fonte de consulta. Lucila Martínez, consultora da Unesco, diz que isso precisa ser feito de forma criteriosa. "Assim como não é qualquer material que é exposto na biblioteca, os trabalhos dos alunos não devem ser mostrados só para que eles se sintam valorizados. Para serem colocadas nas prateleiras, as produções precisam ser avaliadas. Se o acervo é uma escolha pedagógica feita pela escola, baseada em critérios, os trabalhos da turma que o formarão também merecem ser", salienta a especialista.

Karla Denise Bolson, professora de Artes do 6º ao 9º ano na EE Souza Lobo, em Porto Alegre, costuma analisar quais são os trabalhos que compilam, de forma clara e rica, os conhecimentos importantes para o grupo. "Fiz um trabalho em parceria com as professoras de Língua Portuguesa em que os alunos produziram uma seleção de contos. Eles se dividiram em grupos, escolheram uma obra e, baseados nela, reescreveram ou criaram textos novos. Dois livros ficaram especialmente bons e os expusemos", conta.

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