segunda-feira, 28 de abril de 2014

Alta Floresta recebe espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”

Na véspera do feriado do Dia do Trabalhador, no dia 30 de abril, Alta Floresta receberá um belo presente. Será apresentado o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, do grupo Clowns de Shakespeare da cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Será a primeira vez deste que é um dos principais grupos de teatro do Brasil em Mato Grosso.


O espetáculo é dirigido pelo renomado diretor Gabriel Villela, e teve sua estreia em Natal-RN em novembro de 2010, de lá pra cá o espetáculo participou dos principais festivais nacionais e internacionais do Brasil, além de apresentações em países como Chile, Uruguai, Espanha e Portugal.

A peça é baseada no drama histórico Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando assim um diálogo entre as tramas da Inglaterra Elisabetana e a realidade do Sertão Nordestino. O figurino e as músicas que compõem a peça evidenciam bem essa miscelânea de cultura e época que marcam o espetáculo. Assinado também pelo diretor, o figurino mescla indumentárias nordestinas de couro, cipó e outros materiais típicos da região com sedas e tecidos nobres de diversos países e peças modernas de grifes internacionais.

Musicalmente, o rock inglês permuta com as incelenças fúnebres das carpideiras nordestinas. A peça traz a música de Queen a Luiz Gonzaga, Supertramp ao cancioneiro popular nordestino, numa mistura muito inusitada e harmônica.

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, Ricardo III se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra. No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo. Nesta encenação que marca o encontro do grupo potiguar Clowns de Shakespeare com o encenador mineiro Gabriel Villela, a fábula britânica (e universal) ganha a rua e entra em fricção com o universo picadeiresco da cultura popular nordestina, além de referências do rock inglês contemporâneo, fechando o elo entre Nordeste do Brasil e Inglaterra Elisabetana.

A apresentação será na Praça Cívica, com início às 20h, no dia 30 de abril. “Será uma oportunidade única para a população de Alta Floresta conhecer este belíssimo espetáculo e do Grupo Clows, uma das referências para o teatro de grupo brasileiro. Eles vêm com uma grande estrutura nunca vista em nossa cidade em uma apresentação teatral. diz Ronaldo Adriano, ator e diretor do Teatro Experimental de Alta Floresta, grupo que está fazendo a produção local.

Além da apresentação do espetáculo o grupo Clowns irá ministra a oficina de teatro “Clowns de Shakespeare: Prática e Pensamento”, nesta oficina o grupo articula todo o seu legado intelectual e produtivo, explorando não só as questões relativas a sua feitura teatral mas também todo o conhecimento envolvido em seus bastidores como administração, produção, elaboração de projeto e obtenção de recursos. Nesse sentido, a oficina aborda um grupo de teatro como um organismo multifacetado que precisa articular diversas linhas de pensamento simultaneamente e de forma qualificada. A oficina acontecerá no dia 29/04, no Espaço Cultural TEAF (sede do Teatro Experimental de Alta Floresta), no período de 18 às 22h. Podem participar da oficina pessoas acima de 15 anos e para se inscrever os interessados devem procurar por Ronaldo Adriano (9205 1754) para fazer sua inscrição gratuitamente.

O Clowns de Shakespeare está circulando com o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III” por vários Estados brasileiro graças ao apoio do Ministério da Cultura e Petrobras através do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

Serviço:
O quê: Espetáculo teatral Sua Incelença, Ricardo III
Onde: Praça Cívica de Alta Floresta
Horário: 20h
Dia: 30/04/2014
Gratuito.

Nenhum comentário: