quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Igreja Católica São Cristóvão encena o Auto de Natal

Realizado na noite de Natal (24), o Auto foi encenado na Igreja Matriz São Cristóvão por um grupo de crianças e jovens da Comunidade.


Encenando os momentos principais do nascimento do Menino Deus, como a anunciação a Maria, a visita a Isabel, o sonho de José, a ida à Belém, a anunciação aos pastores, os presentes dos reis magos, o Auto de Natal foi representado em sua maioria em forma de cantata, com o acompanhamento de coro da igreja e da comunidade que prestigiou a missa.


O Auto de Natal é baseado principalmente do Evangelho Segundo São Lucas, Capítulo 1, versículos 26 a 56; e Capítulo 2, versículos 1 ao 20.

Muitos autores têm se dedicado a escrever o Auto de Natal, sendo que uma das mais belas histórias foi escrita por Elizabeth Goudge, "A Estrela de Belém", que narra a trajetória do quarto pastor, Davi, e cita fatos interessantes sobre o simbolismo do auto:

  • Os nomes dos reis magos seriam  Gaspar (representa o continente Europeu), Baltasar (representa o continente Africano) e Melquior (representa o continente Asiático), sendo que o simbolismo seria de submissão e devoção de todos os grandes reinos conhecidos na antiguidade ao Menino Deus.
  • Os presentes, o ouro, o incenso e a mirra são representações do contato com o divino e seu simbolismo vai além do entendimento humano.
  • Os nomes dos pastores seriam Elias, Jacó, Tobias e Davi (o pastor menino) e seus presentes seriam um cajado de pastor (representando o trabalho do homem), um manto (representando um meio de se abrigar), um pedaço de pão (representando o alimento, fruto de seu suor) e uma flauta (representando a alegria de viver).

 

 

 

 

Fotos: Van César e Rodrigo Guollo Cardoso

Nenhum comentário: