quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Festival de Teatro Cena Mato Grosso dá novo fôlego para as artes cênicas no estado


Mato Grosso ganha a partir desta semana, uma verdadeira maratona teatral: o I Festival de Teatro Cena Mato Grosso, que abriu as portas para o público no município de Primavera do Leste no último domingo (10/11), com a apresentação do espetáculo Cafundó - onde o vento faz a curva. Encenado pelo ator, dramaturgo e diretor Amauri Tangará, Cafundó comemorou seus 25 anos de existência e inaugurou o que parece ser um novo cenário para as artes cênicas em Mato Grosso, com a realização do Festival.

A iniciativa é ousada: realizar 3 etapas, todas com mais de 20 apresentações em três municípios: Primavera do Leste, Alta Floresta e Cuiabá. Para isso a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) firmou parceria com as companhias Teatro Faces do município de Primavera do Leste, Tibanaré de Cuiabá e Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF).

A programação da etapa 'Velha Joana', uma alusão ao Festival realizado pelo Grupo Faces de Primavera do Leste, continuará até o dia 15 de novembro, de forma intensa. São apresentações de variados grupos, do interior, da capital e convidados de outros estados. Circo, intervenção e música também estarão presentes durante a programação.

Para se ter uma ideia da diversidade levada pelo Faces ao Festival, no dia 13/11 as 9h30, o Grupo Ogan de Campo Novo dos Parecis, apresentou o espetáculo 'A Cela'. A montagem narra a trajetória de um homem angustiado, buscando questionar a imagem social, os valores humanos, o amor e a liberdade de ser quem desejar. Ainda no dia 13/11 a Cia. Porrada, saiu da capital para mostrar a 'Desutilidade Poética'. A proposta é alternativa, levando o espectador para perto da cena e transformando elementos técnicos (iluminação, sonoplastia, etc.). O resultado é um teatro físico, repletos de gestos, movimentos, ruídos, cantos, imagens em dimensões e tons variados, onde a linguagem articulada é só mais um dos elementos de expressão da cena. A intenção não é contar uma história, mas fazer o público sentir no seu íntimo emoções verdadeiras e revolucionárias. Em outra atração, a Cia Pessoal, de Cuiabá - MT, apresenta 'Cidade dos outros', no dia 14/11 as 19h30 no Cine Teatro de Primavera do Leste. A Cia Pessoal desenvolve um amplo trabalho de pesquisa, e cidade dos Outros é resultado de uma delas: com inspiração bekttiniana dois personagens vivem uma situação inusitada sonhando em ganhar no jogo e fazendo planos para os milhões que irão receber.

Já no dia 15/11 as 18h, a Cia Arte Negus de São Paulo apresenta o Espetáculo Mimeses. A peculiaridade da Arte Negus, é que seus atores viveram muito tempo em Mato Grosso e toparam o desafio de conquistar o público paulista fixando residência na maior cidade do país.

O grupo responsável por esta etapa, o Faces de Primavera do Leste, atua nas artes cênicas há oito anos, e é um exemplo de empreendedorismo neste segmento, já que seus membros trabalham com carteira de trabalho assinado e tem registro profissional. O Faces mantém uma Escola de Teatro que conta hoje com cerca de 350 alunos e desenvolve diversas pesquisas. Para a manutenção dessas atividades e dos profissionais, o Face conta com convênios com a Prefeitura do Município, Pontos de Cultura - Governo do Estado e Governo federal. Primavera do Leste tem também um curso de Graduação em Teatro.

A programação completa da primeira etapa pode ser conferida no site do Grupo Faces (Primavera do Leste): http://teatrofaces.com.br/noticias-165.html#.Unxa4Ynq9G8.facebook
Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (66) 9682-7631.

Nenhum comentário: