segunda-feira, 23 de setembro de 2013

"Um poema em cada árvore" é realizado em Campo Novo

No dia em que se comemora o Dia da árvore, uma rede poetas, educadores, agentes culturais e sociais estarão mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.


O Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional), ação simultânea em 70 cidades brasileiras que visa incentivar a leitura e utiliza as árvores como suporte, foi realizado em Campo Novo do Parecis pelo Teatro Ogan através do Ponto de Cultura Ninho do Sol - Biblioteca Comunitária Mãe Branca, que levou 25 poesias de poetas campo-parecienses para a fruição do público.


As poesias selecionadas são em grande parte do Concurso Municipal de Poesias e Recital de Poesias 2013, promovido pela Biblioteca Pública Municipal, parceira desta ação.

O evento aconteceu na Praça da Cultura, Praça Odenir Ortolan e a pista de caminhada na Rua Sucupira, com a comunidade apreciando as poesias selecionadas por Fernanda Carminatti, agente cultural da biblioteca comunitária e uma das articuladoras locais.


O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.

Esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos.

O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e atualmente é um dos projetos finalistas do Prêmio Vivaleitura 2012, premiação executada pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos.





Nenhum comentário: