terça-feira, 14 de maio de 2013

Vídeo documentário de Mato Grosso sobre garimpo é premiado em Roma

A vida, o cotidiano e a herança da época vindoura do diamante em Poxoréu são destaques em festivais de cinema nacional e internacional.


A arte itinerante de Poxoréu, a 250 km de Cuiabá, está rendendo bons frutos ao município mato grossense com o vídeo documentário “Buracos – A herança do garimpo”, produzido pelo projeto da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), “Ponto de Cultura”. A produção foi premiada em Roma e está concorrendo outros títulos no “Festival É Tudo Verdade”, em São Paulo, e outro em Israel.

Trata-se de uma co-produção ítalo-brasileira realizada pelo “Ponto de Cultura Arte Itinerante” de Poxoréu, cujo diretor é italiano, Mateo ferarini, e o produto é a história de Poxoréu e a população local com depoimentos instigantes sobre a era do garimpo e o auge do diamante.

“Este é um material para participar de festival, ou seja, ele ainda não foi divulgado por exigir ser inédito o filme e assim poder concorrer. Há seis meses estamos participando de festivais nacionais e internacionais”, explicou o coordenador cultural da Associação Partilhar, Gian Piero, também italiano e responsável pelo Ponto de Cultura do município em questão.

Ação Itinerante

Existem ao todo 36 ações do “Ponto de Cultura Arte Itinerante” no Estado de Mato Grosso. Em Poxoréu o foco do projeto são as artes plásticas e o áudio visual. Ainda atua com as artes cênicas, devido o pólo central de teatro ser em Primavera do Leste, município vizinho. Além de oficinas de desenho, pintura em tela, viola caipira, dança catira e artesanato de sementes, que se expandem para as cidades de Rondonópolis, Campo Verde e demais próximas.

A expectativa é atender somente em Poxoréu 1200 pessoas, entre crianças e adultos, nas atividades culturais. “Além de capacitá-las, o Ponto de Cultura é um agente de transformação”, complementou a coordenadora de Ação Artístico Cultural da SEC, Cintia Mattos.

O projeto é de três anos com um investimento total de R$ 180 mil, pela SEC e Ministério da Cultura (Minc), dividido em parcelas iguais a cada ano.

Informações: SEC-MT

Nenhum comentário: