quinta-feira, 9 de maio de 2013

Prefeito assina Decreto do Fundo de Incentivo à Cultura

Mais um importante passo é dado na institucionalização do Sistema Municipal de Cultura de Campo Novo do Parecis com a aprovação do Decreto regulamentador do Fundo de Incentivo à Cultura.


Inscrições rupestres na Caverna da Prainha, patrimônio municipal

Através da Lei nº 1.398, de 23 de dezembro de 2010, Campo Novo do Parecis é pioneiro no Mato Grosso na institucionalização do Sistema Municipal de Cultura (SMC), integrando as políticas públicas voltadas à cultura do nosso município com o Estado e a União.

Grandes passos foram dados desde então, como a realização de uma Pré-Conferência, de oito Fóruns Setoriais e da 1ª Conferência Municipal de Cultura cujo objetivo foi a discussão das demandas da classe artístico-cultural para a construção do Plano Municipal "Cultura na Terra do Parecis" (desde 2011) e da criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), em janeiro de 2012.

Com a participação efetiva do Conselho Municipal de Política Cultural em todo esse processo, foi aprovado o Decreto Executivo nº 045, de 03 de maio de 2013, que aprova o Regimento do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, regulamentando esse importante órgão de apoio às questões culturais e estando nosso município apto a receber os recursos do Fundo Nacional e do Fundo Estadual de Fomento à Cultura de Mato Grosso.

Dessa forma, nosso município está em sua fase final na institucionalização de suas políticas públicas na área da cultura, sendo necessário apenas a aprovação do Plano Municipal de Cultura.

Nenhum comentário: