sábado, 4 de maio de 2013

Linguajar cuiabano é registrado no Patrimônio Histórico

Segundo a Secretaria de Cultura, o objetivo é divulgar e valorizar esse modo de falar.


Cuiabá: parte de sua cultura, falar cuiabano agora é patrimônio estadual

Cultivado pelos moradores mais antigos e também pela população ribeirinha, o linguajar cuiabano agora conta com a “proteção” do Estado. O modo de falar típico daqui foi registrado como Patrimônio Histórico e Artístico de Mato Grosso.

A medida foi publicada no Diário Oficial com data de 24 de abril, por meio da portaria 017/2013 e leva em consideração estudos da Coordenadoria de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural. Expressões como "agora o quequeesse", "tchá por Deus", "digoreste", "moage" e "vôte' são alguns dos exemplos de expressões típicas cuiabanas.

Conforme o texto, o falar cuiabano faz parte da história de Cuiabá e de Mato Grosso e que hoje, esse linguajar, com seu sotaque, caiu em desuso por grande parte de seus habitantes, permanecendo com as pessoas mais velhas e moradores ribeirinhos, que tentam preservar a história de seu sotaque.

Outra justificativa é que o linguajar cuiabano é parte da cultura de Mato Grosso, “instrumento de saber que serviu como base para a consolidação da cultura regional e instrumento principal de comunicação entre as pessoas” e que é importante divulgar e valorizar esse modo de falar, como meio de preservação e valoração da identidade de um povo e sua cultura e história.

A portaria determina ainda a inscrição no Livro de Registro das Formas de Expressão, pelo seu significado histórico para a comunidade e a memória cuiabana.

Fonte: Da Redação Midia News

Nenhum comentário: