segunda-feira, 1 de abril de 2013

Passarinho me contou..." nas Ruinas de São Francisco

AS RUÍNAS DE SÃO FRANCISCO


As Ruínas de São Francisco, na Praça João Cândido, são os remanescentes de uma construção inacabada, iniciada pelos portugueses, que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula.

Em 1811, a capela-mor e a sacristia ficaram prontas, contudo, em 1860, as pedras que finalizariam as obras da igreja teriam sido usadas para erguer a torre da antiga Matriz.

Existem relatos, não confirmados, de que foram construídos túneis ligando as ruínas a outros pontos da cidade. Posteriormente, uma cerca metálica, envolvendo as ruínas, foi instalada para proteger o patrimônio.

AS ARCADAS DE SÃO FRANCISCO


As Arcadas são uma passarela coberta, em forma de arcos, que abriga pontos comercias e culturais, principalmente galerias de arte e antiquários. Compõe um conjunto do patrimônio histórico do local, que faria parte da igreja inacabada de São Francisco.

Em cima, está uma platéia para um palco ao ar livre, onde são realizados eventos e apresentações. As Arcadas conectam as ruas Jaime Reis e Doutor Keller, no bairro de São Francisco.

O BELVEDERE

O Belvedere, da Praça João Cândido, foi construído em 1915, em estilo art-nouveau. Em 1922, abrigou a primeira emissora de rádio do Paraná, a PRB-2. Em 1931, tornou-se observatório astronômico e meteorológico e, a partir de 1962, passou a ser sede da União Cívica Feminina.


Belvédère é um termo da língua francesa para designar um tipo de mirante construído em terraços situados em locais altos.

Nenhum comentário: