domingo, 14 de abril de 2013

Campo Novo se firma como pólo de teatro no Estado

Com a participação no 22º Festival de Teatro de Curitiba, Campo Novo do Parecis se firma como pólo irradiador do "fazer teatral" no Estado.

Por VAN CÉSAR


Celebrada como uma das mais antigas artes desenvolvidas pelo homem, nascida ainda na Pré-História da necessidade deste mesmo homem se comunicar, o teatro ocidental percorreu um longo caminho até se estruturar na antiga Grécia, berço da nossa sociedade contemporânea. As mudanças estruturantes que trouxeram o teatro aos dias de hoje são observadas e vivenciadas por artistas do mundo todo nos seus mais diversos estilos de interpretação e de linguagens com as quais o teatro conversa: drama, comédia, melodrama, tragédia, infantil, de rua, do oprimido, teatro pobre, evangélico, didático, dança-teatro, dentre outros.

Em Campo Novo do Parecis o teatro se firma como uma das artes que mais têm contribuido para a estruturação da cultura em nosso município. Muitos grupos fizeram e fazem sua história: Teatro Ogan, Grupo Expressão, Grupo Era, Grupo Teatral Antes das Seis, Grupo Estilo de Teatro, A Turma do Dionísio, Grupo 100 Critérios, Cia Revelação. Comprovação do que afirmamos é o crescimento dos festivais e a qualidade dos espetáculos que sobem aos palcos: EncenArte - Festival de Cenas Curtas, em maio; Festival Estudantil de Teatro (FEsTeatro), em agosto/setembro; e o Festival Municipal de Teatro (Femute), em novembro.


E o teatro se destaca não somente no município. Diversos grupos e cias já levaram o "fazer teatral" camponovense além fronteiras do município: Mostras do Pólo Médio Norte, Festivais Mato-grossenses de Teatro, Festivais Estaduais de Teatro São Gonçalo (Fetesg), Festivais Infantis de Teatro de Juina (Festin), dentre outros. Em três ocasiões o teatro camponovense também foi além fronteiras do Estado: em 1997, o Teatro Ogan participou do XVII Festival Mineiro Nacional de Teatro (Festiminas), em Belo Horizonte-MG; em 2011 o Teatro Ogan participou do 20º Festival de Teatro de Curitiba-PR; e em 2013, o Teatro Ogan e a Cia Revelação de Teatro participaram da 22ª edição deste mesmo festival.


O reconhecimento do trabalho do Teatro Ogan e da Cia Revelação foi conquistado neste ano através de uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo do Parecis, através da iniciativa dos vereadores Leandro Martins dos Santos, Clóvis de Paula, Dionardo Mendes, Gilberto Vieira de Melo, Marcelo Martinez Acosta, Milton Soares, Pedro da Vitória, Vanderlei Baioto e Waldicley Silva dos Reis. A Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, na sessão do dia 12 de março deste, manifestou o reconhecimento público através da Moção de Congratulação nº 450/2013, de autoria do Deputado Emanuel Pinheiro, pela participação na 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba-PR.

A Cia Revelação e o Teatro Ogan agradecem oportunamente o apoio e o patrocínio do Governo Municipal, da Secretaria de Cultura e Turismo, do comércio local, pais, amigos, familiares e todos, que de diversas formas contribuiram para o sucesso dessa participação do teatro camponovense no maior festival de teatro do país.

O Teatro Ogan no Fringe


Neste ano de 2013, o Teatro Ogan participou da 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba com o espetáculo em contação de histórias "Passarinho me contou...", de autoria e direção de Van César, apresentado nos dias 31 de março e 01 de abril na Praça Rui Barbosa, e no dia 02 de abril no Memorial de Curitiba.


O Teatro Ogan traz para o município "uma experiência muito boa de fazer parte do maior festival de teatro do país, onde o grupo teve a oportunidade de prestigiar os mais diversos espetáculos, especialmente de rua e da Mostra Seu Nariz", enfatiza Silvia Schneiders, produtora do grupo. E prossegue: "cada espetáculo é uma oficina de aprendizagem, pois o grupo foi com esse olhar mais técnico sobre os espetáculos prestigiados, observando a forma de atuação, de direção, de montagem visual, a musicalidade, o contato com o público, enfim, diversos detalhes que vão acrescentar muito à experiência teatral do grupo no município", finaliza.

O Teatro Ogan aproveitou a oportunidade para conhecer equipamentos culturais como teatros, museus, auditórios, bibliotecas, memoriais, casa do artesão, dentre outros espaços culturais que a capital do Paraná oferece aos moradores e turistas. O grupo aproveitou ainda para conhecer a linha turismo, referência no Brasil, parando em locais turísticos como a Universidade Livre do Saber, o Parque Tanguá, a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemayer e o Bosque do Papa.

A Cia Revelação no Fringe


Juntamente com o Teatro Ogan, a Cia Revelação de Teatro participou do 22º Festival de Teatro de Curitiba com o espetáculo "Parangolé - a História", de autoria da Cia EmCantar e direção de Francislaine Almeida, apresentado no dia 31 de março e 01 e 02 de abril no Auditório H. Spencer Lewis, da AMORC de Curitiba, sede da língua portuguesa no mundo.

Segundo Francislaine Almeida, "o espetáculo é uma oportunidade para os pais relembrarem de sua infância e para os filhos conhecerem brincadeiras que estão sendo esquecidas nesse processo de mudanças de geração". Uma observação interessante feita pela Cia durante o festival é que "o público não vai para criticar, mas para apreciar os espetáculos", e Francislaine ainda comenta "Curitiba se transforma num grande palco, e em cada canto desse palco são apresentados espetáculos diferentes". Uma experiência gratificante, segundo a Cia, e uma oportunidade de levarmos um pouco de Campo Novo do Parecis para o Brasil e de trazer as experiências de grupos de vários estados brasileiros para nossa cidade.

Nenhum comentário: