sábado, 2 de fevereiro de 2013

Os benefícios do Baby Balé



A aula de Baby Balé tem como objetivo principal desenvolver os aspectos motores, cognitivos e afetivos sociais das pequeninas utilizando-se, para isso, dos elementos básicos da dança.

Leveza, graciosidade, disciplina e dedicação são algumas das habilidades que as crianças podem adquirir fazendo aulas de balé clássico.

O balé é capaz de manter o corpo e a mente em constante movimento enquanto o trabalho físico é executado, a criança tem a oportunidade de entrar em contato com a arte, música clássica, histórias e figurinos relacionados aos contos de fadas.

O alongamento, os exercícios e demais movimentos praticados nas aulas fazem com que a aluna adquira e trabalhe a flexibilidade do corpo. Além de ser um divertimento para as crianças o balé permite-lhes ganhar muitos conhecimentos, ajuda a encontrar a postura correta e a elegância.

A criança ganha preparação física e expressão corporal, ajuda na concentração e na memória, promove a autodisciplina e incentiva a autoconfiança. A criança aprende a desenvolver a imaginação e a criatividade, ajuda a ganhar ritmo e musicalidade.

A criança perde a timidez e tem ajuda para se tornar mais extrovertida, desenvolve e aprende a controlar de todos os segmentos corporais no tempo, no ritmo e no espaço.

Tonicidade muscular, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e agilidade são exercitadas nas aulas e facilitam a capacidade de executar os movimentos da técnica clássica. As aulas promovem uma postura correta e ajudam a corrigir algumas compensações musculares incorretas. Por mais que a criança não dê continuidade ao aprendizado da dança futuramente a aula lhe será muito útil, pois vai proporcionar vivências próprias para as suas expectativas e necessidades quando criança da primeira infância contribuindo para um desenvolvimento saudável e rico em estímulos.

A criança que faz balé é uma criança com autonomia, com um alto conceito positivo e que sabe trabalhar coletiva e cooperativamente. A partir dos 08 anos então a criança estará apta para ingressar no curso formativo de balé clássico.

O trabalho com a faixa etária de 03 a 08 anos é de extrema responsabilidade e exige muita competência profissional são crianças em plena formação e desenvolvimento que estão amadurecendo ainda habilidades motoras básicas formando a sua auto-imagem e começando a interagir-se socialmente. Uma má intervenção nesta faze pode prejudicar todo o desenvolvimento infantil.

No baby balé trabalha-se muito o lúdico e a imaginação linguagem que vai despertar o interessa e motivação da criança pela aula, além disso, começa-se a inserir lentamente elementos e passos básicos da técnica clássica, contundo sem o enfoco e a prioridade como em um curso formativo.

O Ponto de Cultura Ninho do Sol dedica aulas de Baby Balé para crianças de Campo Novo do Parecis que vão muito além da dança buscando sempre inovar com didáticas que certamente deixarão frutos positivos. Já são quatro anos de um trabalho reconhecido com mais de 300 crianças atendidas.

Aulas de Baby Balé são capazes de transformar uma criança, incentive as crianças a dançarem e perceba os benefícios, quem dança é muito mais feliz!


Por Cia de Arte Flor de Menina

Nenhum comentário: