quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Festival de Curitiba e o Fringe


O Fringe está presente no Festival de Teatro de Curitiba desde a 7a edição, em 1998. É um espaço aberto, no qual os participantes têm a oportunidade de expor seus trabalhos à crítica especializada e “olheiros” reunidos para o evento. O Fringe é um espaço democrático. Isso oportuniza termos num mesmo Festival, trabalhos profissionais inovadores e montagens de textos consagrados.

Fringe, que em inglês significa “franja” ou “margem”, é inspirado no maior festival de artes do mundo, o Festival Internacional de Edimburgo, Escócia. Lá, o Fringe surgiu espontaneamente em 1947, quando companhias escocesas e inglesas que não estavam na programação do evento resolveram virar a mesa e criar uma “fenda” pra eles. O Fringe deu certo e nós repetimos a receita aqui com a mesma função: ser um espaço democrático.

A participação no Fringe é livre, e as companhias vêm ao Festival por iniciativa própria, em busca de público e crítica.

No Fringe há também a possibilidade de grupos e companhias se reunirem para criar e apresentar mostras próprias, criando um invólucro que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes. Assim como também os próprios teatros podem projetar – com a programação oferecida no evento – a sua tradição, reforçando suas vertentes e criando identidade com o público que é já cativo do espaço, formando plateia para o ano todo. Por ter seus trabalhos expostos à crítica especializada reunida para o evento, muitas companhias, atores e diretores, são contratados para apresentar seus trabalhos em outros locais, mostras e festivais em função da participação no Fringe.

Campo Novo do Parecis no Fringe 2013

Nosso município estará representado através do Teatro Ogan, que apresentará o espetáculo "Passarinho me contou..." e da Cia Revelação de Teatro, com o espetáculo "Parangolé", ambos nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril.

Nenhum comentário: