segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Até 2020, MinC pretende ampliar para 160 mil as vagas em cursos técnicos nas áreas de Arte e Cultura.

Consolidando a parceria com o Ministério da Educação (MEC) na formação cultural dos jovens brasileiros, o Ministério da Cultura (MinC) está participando, pela primeira vez, do processo de seleção das instituições de ensino técnico profissionalizante que irão ofertar novas vagas em cursos nas áreas da Arte e da Cultura, no âmbito do Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec).

São cursos de formação inicial e continuada em fotografia, edição de animação, iluminação cênica, desenho de produtos gráficos web, costura, figurino, contação de histórias, assistência de produção cultural, cerâmica, disc jóquei (DJ), modelismo, organização de eventos, operação de áudio e câmera, entre muitos outros.

As negociações de novas vagas para o primeiro bimestres de 2013 seguem abertas até o final do mês de janeiro. A Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura (SPC/MinC) já homologou 30% das vagas pretendidas nas áreas de Arte e Cultura para este ano. A intenção é ampliar está oferta para 160 mil vagas até 2020, de acordo com as metas estabelecidas no PNC.

A participação do MinC nas negociações das vagas do Pronatec faz parte das ações de integração de Educação e Cultura, em diálogo com um conjunto de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os dois ministérios firmaram convênio de Cooperação Técnica, em 2011.

O Processo de seleção está sendo coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) junto a institutos federais e estaduais da rede pública de educação profissionalizante e demais instituições afins, como o SENAI, SENAC, SENAT e SENAR.

Os cursos do Pronatec se destinam a estudantes do ensino médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), a trabalhadores rurais, desempregados, povos indígenas, quilombolas, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, beneficiários de programas sociais do Governo Federal e praças do Exército e da Aeronáutica em baixa do serviço militar.

(Fonte: Diretoria da Educação e Comunicação para a Cultura – SPC/MinC)
(Texto: Ascom/MinC)

Nenhum comentário: