segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

5º Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis‏

O 5º Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis foi realizado no último fim de semana com uma ampla programação envolvendo oficinas, batizado, troca de cordas e apresentações culturais. Participaram do evento alunos do Centro Cultural, Projeto Aplauso, da APAE - Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais, além de capoeiristas das cidades de Tangará da Serra, Juara, Rosário Oeste e Brasnorte.


O Festival teve seu início na sexta, 07 de dezembro, com roda de capoeira na Praça Odenir Ortolan. No domingo pela manhã, oficinas e atividades de integração foram realizadas no Ginásio Delnir Gonçalves da Rosa (Tôto), no bairro Jardim das Palmeiras. No período da tarde a programação iniciou com a apresentação cultural "Iatundê" com a Cia Revelação de teatro sob a Direção de Francislaine Almeida e encenação de Van César e também maculelê das oficinas de capoeira do Departamento de Cultura sob a coordenação do Instrutor Carlito Ferreira do Nascimento.


O momento mais esperado do evento foi o batizado e a troca de cordas quando os alunos, após adquirirem certos conhecimentos, recebem sua primeira corda ou outra de maior graduação, dependendo da experiência e da técnica adquirida durante as aulas no decorrer do ano. Neste evento, cerca de 28 alunos receberam sua 1ª corda, dentre esses os alunos da APAE que emocionaram os presentes demonstrando a alegria de suas conquistas num exemplo de superação, mostrando dessa forma que a capoeira também trabalha a inclusão.


O evento foi uma realização do Governo Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através do Departamento de Cultura em parceria com o Centro Cultural Aruandê Capoeira, tendo como principal objetivo fortalecer a prática da capoeira no município, arte esta que foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 15 de julho de 2008, sendo que a Roda de Capoeira foi incluída no Livro das Formas de Expressão e o Ofício dos Mestres no Livro dos Saberes.

Nenhum comentário: