quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VI Recital de Poesia da Escola Municipal “Nossa Senhora Aparecida”

Encantamento e beleza!


Segundo a literatura o conceito de Poesia abrange “um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela”.

Encantamento. Beleza. Sensibilização dos corações. Sem dúvida foi o que causou a todos aos presentes o VI Recital de Poesia, ocorrido na noite de ontem, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Foi simplesmente fantástico!

Fantástico por ver e ouvir pequenos, porém, grandes poetas e poetisas derramando suas mais profundas emoções ao declamarem belíssimas peças poéticas de forma eloquente, segura, única, ainda que a ansiedade estivesse escondida em cada gesto, olhar, atitude e desejo de “poetizar”.

Encantador pela responsabilidade dos pequenos, porém, grandes poetas e poetisas ao demonstrarem e mostrarem a todos os presentes que cada verso estava milimetricamente preparado para ser recitado de forma emocionante.

A cada momento descobríamos surpreendidos e maravilhados o surgimento de muitos “Vinicius de Moraes, Casimiros de Abreu, Cecílias Meireles, Olavos Bilac, Vanias Amarantes, Cairos de Assis”, dentre tantos outros que encontraram em seus valiosos Professores a liberdade, segurança e, sobretudo, coragem para versejarem as suas próprias peças poéticas com muita graciosidade e ousadia, próprios daqueles que são valentes.

Contextualizando, foi lindo! É claro, não poderia deixar de fazer alusão neste momento mágico à declamação da poesia que mais tocou em minha alma e coração: “Oh! que saudades que tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais!”

Momento inenarrável!

Parabéns aos Gestores, Professores e Colaboradores da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

Aos pequenos, porém, grandes poetas e poetisas nossos efusivos aplausos. Parabéns!!!!

Fonte: Colaboração Rosangela Xavier de Alcântara Nascimento

Nenhum comentário: