terça-feira, 16 de outubro de 2012

Primeira Gincana indígena marca Dia das Crianças na aldeia Wazare

Aproximadamente 50 crianças indígenas, de 6 aldeias, sendo, Bacaval, Utiariti, Wazare, Chapada Azul, Bacaiuval e Katyola Winã, participaram com vestimentas coloridas e fisionomia de muita alegria e felicidade.


Valorizar a cultura de seu povo, resgatar as raízes e interagir. Uma missão para os indígenas moradores da aldeia Wazare, etnia Paresi, localizada no município de Campo Novo do Parecis que comemoraram o dia das crianças na aldeia.

Com iniciativa dos moradores da aldeia, e com apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação através da Coordenação de educação indígena, foi realizado na última quinta-feira (11/10) na aldeia uma comemoração com as crianças indígenas, atendendo reivindicações das próprias crianças da aldeia que solicitavam a necessidade de se comemorar a data do dia das crianças.

Com aproximadamente 50 crianças indígenas, de 6 aldeias, (Bacaval, Utiariti, Wazare, Chapada Azul, Bacaiuval e Katyola Winã) as crianças aos poucos chegavam de suas aldeias, com suas vestimentas coloridas e com a fisionomia de alegria e felicidade. "Nós sempre escutamos das crianças que relatavam o que observavam nos meios de comunicação o hábito de se comemorar o dia das crianças com festa, alegria, brinquedos e doces e, nos pediram que assim acontecesse na aldeia, com as nossas crianças e aqui estamos reunidos com 6 aldeias", ressaltou Rony Paresi, Cacique da aldeia Wazare.

Com balões decorando a aldeia e o colorido das vestes indígenas, doces, brinquedos e brincadeiras, iam fazendo a alegria das crianças indígenas com a festa intitulada "Iª Inter-Gincana dia das crianças indígenas".

Após a abertura do evento realizada pelo cacique Rony, iniciaram as brincadeiras, que organizadas pela professora da aldeia foi coordenada pelas professoras das outras aldeias também presentes. Dentre as brincadeiras, Tidimore e Arco e Flecha chamaram a atenção das crianças por serem brincadeiras de origem indígena. A gincana contou ainda, com mais 20 brincadeiras "herdadas do homem branco" como; dama, quebra-cabeça, dança da laranja , leitura, escrita, dentre outras.

As crianças indígenas representam o início de uma nova geração, desta forma, a recém-fundada aldeia Wazare apresenta uma nova forma de valorização da cultura, demonstrando com a realização desta primeira gincana que representa a Interação e Integração das aldeias. "A escola Municipal Indígena da aldeia Wazare tem como lema valorizar e agregar a cultura indígena com novos conhecimentos e esta festa das crianças indígenas, reunindo várias aldeias vem para iniciar este ciclo", destacou o cacique Rony.

O evento contou também com a participação de autoridades municipais e comunidade.

Fonte: Alessandra Costa Marques - Assessoria/Foto: Juliano Olejas

Nenhum comentário: