terça-feira, 21 de agosto de 2012

Campo Grande sedia evento sobre cultura e educação


Nos dias 18 e 19 de setembro, Campo Grande sediará o terceiro encontro do projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação, promovido pelo MinC, que terá ações nas cinco regiões brasileiras para a construção de uma nova política pública entre Cultura e Educação.

Quem pode participar dessa reunião? Professores, estudantes, educadores, lideranças sociais de comunidades, representantes de museus, centros culturais, pontos de cultura, bibliotecas e órgãos do governo da região
Centro-Oeste.

Conheça mais sobre a pesquisa acessando:
http://www.artedeeducar.org.br/promovendo-a-integracao-entre-cultura-e-educacao

A Experiência Artística na Educação

A produção artística é uma experiência de transformação do real (Brito, 2005). Aí reside sua potência revolucionária. Ao dançar, tocar ou produzir imagens estamos alterando a ordem estabelecida, ou seja, criando outra realidade. Por meio da experiência artística, o sujeito modifica sua condição no mundo, pois se transforma e transforma seu entorno simultaneamente. Quando entramos no mundo da arte, vivenciamos uma experiência com o outro que nos estimula, pois passamos a enxergar diferentes pontos de vista e ampliamos o vocabulário, enriquecendo nossas possibilidades. No campo da arte, podemos experimentar o outro não como adversário, mas como agente de instigação enriquecedora.

As experiências estéticas valorizam as possibilidades de influência mútua, de troca, são espaços onde nossos contornos culturais, formas e conceitos estão em constante ebulição, inacabados e inquietos. Para isso, não é preciso ser artista, mas é fundamental possuir uma formação em arte; é preciso usar os métodos artísticos, ou seja, investigar sob princípios distintos do científico, descobrir sempre, inquietar-se, não render-se ao estabelecido.

Um sistema educacional para além da escola buscará contaminar a educação de uma relação viva e dinâmica com o mundo. Buscará pensar em resultados para além dos acadêmicos ou alargar a própria noção de acadêmico. É tarefa das práticas artísticas a incorporação da dimensão subjetiva às práticas pedagógicas, bem como à suas metas e sistemas avaliativos.

A pesquisa-ação é um evento gratuito. Inscrições abertas até 03 de setembro.
Acesse o link para inscrição:
http://www.artedeeducar.org.br/blog/2012/06/08/campo-grandems/

Curta nossa página no Facebook e conheça nossas ações:
https://www.facebook.com/pages/Arte-de-Educar/398741706845426

Nenhum comentário: