quinta-feira, 23 de agosto de 2012

AL recebe I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura

Evento será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, no auditório Milton Figueiredo.


A Assembleia Legislativa sedia o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O evento será realizado nesta sexta-feira (24), no auditório Milton Figueiredo, a partir das 9h.

O diretor de Programas Integrados do Ministério da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado, estará presente no I Fórum Estadual em que representantes do segmento cultural irão fazer um diagnóstico do setor em Mato Grosso e estabelecer diretrizes e prioridades para o Plano Estadual de Cultura.

O Plano Estadual de Cultura é um instrumento de gestão decenal, no qual o poder público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários para a implantação do projeto.

Para a realização do I Fórum Estadual, foram promovidos 16 eventos regionais para debater o tema. Receberam o encontro, as seguintes cidades: Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangara da Serra e Várzea Grande.

Em cada encontro foi elaborado um diagnóstico da realidade e necessidades do setor cultural, definição das diretrizes e composição de um grupo técnico de até 10 membros, composto por representantes do poder público e sociedade civil das cidades que estiveram participando.

Campo Novo do Parecis estará presente sendo representado pelo secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei César Guollo, e pela diretora de Cultura, Sílvia Regina Schneiders, indicados no Fórum Regional ocorrido em Tangará da Serra, no dia 31 de julho de 2012, quando cidades do Pólo Oeste se reuniram para discutir as demandas da região e contribuir com a construção do Plano Estadual de Cultura.

Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura pelos telefones (65) 3613-0222 e 9983-6894 (Romulo Fraga), 8411-9199 (Marilene Marchese) ou com a assessora de cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Marlene Kirchesch 8411-9199 ou pelo e-mail pecmt@cultura.mt.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

8h às 8h45 – Recepção aos participantes;
9h Cerimônia de Abertura com o Secretário de Estado de Cultura, João Laino, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, José Riva e demais autoridades;
10h Palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura com o Diretor de Programas Integrados do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado;
10h45 Discussão sobre o diagnóstico do setor cultural do Estado, a partir dos resultados alcançados nos Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura (Grupos de Trabalho);
12h às 13h30 – Almoço;
13h30 às 17h30 - Discussão sobre as Diretrizes e Prioridades para o Plano Estadual de Cultura (Grupos de Trabalho e Plenária);
17h30 às 18h - Eleição dos membros da Câmara Técnica de Planejamento da Cultura e Conclusão dos trabalhos.

(Com informações da Secretaria de Estado de Cultura).

Mais informações
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6568/9952-1211/9976-5887

Nenhum comentário: