quinta-feira, 17 de maio de 2012

Museu Histórico lança Exposição "Páginas da História"


Museu Histórico do Parecis, espaço de memória da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur)

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), começou no dia 14 de maio a 10° Semana Nacional de Museus. Em Mato Grosso são 13 instituições museológicas cadastradas para este evento que pretende democratizar e ampliar a visitação nos museus de todo o país. Com o tema Museus em um Mundo em transformação – Novos desafios, novas inspirações, o evento vai até o dia 20 de maio.

Para o Secretário de Estado de Cultura, João Antonio Malheiros, esta é uma oportunidade de ampliar a visitação aos espaços museológicos e incentivar que estudantes, pesquisadores e turistas conheçam um pouco mais da história do Estado através dos diferentes Museus existentes em Mato Grosso.

O interior de Mato Grosso faz bonito, levando ao público uma extensa programação que pode ser conferida e está disponível no site http://www.museus.gov.br/.

A Semana Nacional de Museus é realizada em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/05), sendo atualmente a maior agenda no mundo em que se celebra esta data.

Exposição "Páginas da História - Comunicação em um Mundo em Transformação"

Entre as instituições que participam da ação está o Museu Histórico do Parecis, registrado no Sistema Estadual de Museus (SEM) de Mato Grosso e no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Criado pela Lei Municipal nº 1.354, de 09 de abril de 2010, o Museu Histórico do Parecis está instalado na "Casa da Memória", tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual pela Portaria nº 057, de 18 de outubro de 2011.

Dentro das comemorações, o Museu Histórico promove a Exposição "Páginas da História", relatando os principais meios de comunicação que foram e são utilizados em nosso município: telefone, alto-falante, jornais, rádios, TVs, mídias digitais, e o registro das notícias desde os anos de 1985 até os dias atuais. A exposição terá sua abertura oficial no dia 21 de maio, às 19h, no próprio museu.

O Museu Histórico do Parecis está situado à Rua São Paulo nº 372 NE – Centro, telefone (65) 3904 2164.

Nenhum comentário: