quarta-feira, 11 de abril de 2012

Escritor paulista Álvaro Cardoso Gomes estará no Salão do Livro

O imaginativo escritor paulista Álvaro Cardoso Gomes é um dos ilustres convidados do 1º Salão do Livro de Tangará da Serra. Sua singular obra é digna de J.R.R. Tolkien (O Senhor dos Anéis), carregada de cenários épicos, figuras lendárias e aspectos socioculturais brasileiros mimetizados através da óptica de um grande caleidoscópio onde realidade e ficção se confundem e se completam.


Autor de mais de 70 livros, o futurista Cardoso Gomes compõe a nova safra de escritores brasileiros, que se ´aliaram´ às novas tecnologias para garantir o sucesso de seus lançamentos. Há, por exemplo, vários livros do autor disponíveis para a leitura na internet, o que comprova este elo entre o tradicional e o moderno. E é justamente este desafio, esta convivência ora impossível que ele abordará: literatura versus tecnologia.

Sua obra é considerada multidisciplinar, talvez devido a sua facilidade de escrever o que vê e o que pensa. Um dos escritores favoritos de muitos brasileiros que mantêm o hábito da leitura, Cardoso Gomes é autor de “O sonho da terra”, “No alto da serra”, “por mares nunca antes navegados”, “Memórias de um jovem padre”, “A hora do amor”, “A vida por um fio”, “A Cidade Proibida”, “A Divina Paródia” e “ Os Rios Inumeráveis”.

Em “Os Rios Inumeráveis” Cardoso Gomes mostra uma rapsódia da história quinhentista do Brasil. O epopeico livro lembra ainda Odisseia e Ilíada de Homero, mas assim como Macunaíma de Mário de Andrade, o herói Fernão é bem tupiniquim e esmiúça comicamente a história do país se metamorfoseando desde o ano ´zero´ da nossa descoberta até a contemporaneidade.

A trajetória de Fernão, o personagem principal da trama, começa em uma caravela de Pedro Álvares Cabral. Posteriormente, ele se transforma num boto, num escravo, num inconfidente, num poeta romântico, numa mulher, e em outros seres, cada um dos quais revive um importante episódio histórico da terra brasilis.

O livro e o autor são essenciais aos amantes da literatura, especialmente aos que vivem em torno dela, nas escolas, nas universidades, enfim, no multíplice mundo de histórias contos, ficções e romances. Sobre a obra, Milton Azevedo, da Universidade da Califórnia diz que: “a cada seção, a linguagem do livro mimetiza diversos estilos de época, como o quinhentista, o barroco, o arcádico, o romântico, entre outros, através dos quais se recriam relevantes aspectos da realidade social e cultural brasileira”.

Cardoso Gomes se apossa e transforma uma ampla variedade de registros históricos escritos desde a época do Brasil Colônia e de conhecimentos orais e nos conta a história da formação do povo brasileiro. E é esta particularidade, esta facilidade em organizar histórias ora antiquadas e torná-las degustáveis que ele trará para Tangará da Serra.

'O escritor ministrará a palestra’ “A importância da Literatura frente as novas tecnologias”, no dia 04 de maio de 2012, no teatro do Centro Cultural, em dois horários, às 9h e às 19h. Também será possível bater papo com o autor, tirar fotos e conseguir autógrafo deste paulista que cria mundos fictícios utilizando como pano de fundo o mundo real.

Futurismo

A capacidade de agregar valor as suas histórias, faz de Cardoso Gomes um ´expert´ em criar histórias fantásticas. Em “A cidade proibida”, por exemplo, ele mescla aventura, ficção científica, romance policial e narrativa futurística. O livro retrata um futuro aterrorizador, no qual os seres humanos, vítimas de guerras atômicas, se encontram obrigados a buscar refúgio em megalópoles protegidas por um grande domo de cristal.

A partir de um início surrealista, no qual o protagonista, Jó, é visitado por uma misteriosa figura, um pássaro vermelho falante, misto de anjo e demônio, e se torna o guardião de um talismã. Passa-se a uma série de aventuras eletrizantes, nas quais Jó é perseguido por gangues ávidas do poder concedido pelo objeto mágico.

Tendo por guia a chinesa Pui-Li, filha de um dragão demônio, e assessorado pelo metódico detetive Descartes, que o introduz à hierarquia dos demônios e à Chave dos Infernos, o herói, frágil e solitário, percorre caminhos infernais em direção ao País de Cocanha, buscando uma redenção talvez inatingível.

Cardoso Gomes

É formado em Letras pela USP, onde se tornou professor títular de Literatura Portuguesa. Especializou-se na literatura do final do século e em poesia e romance contemporâneo.

Lecionou as cadeiras de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia em Berkeley e no Middlebury College e fez várias pesquisas em Portugal e nos Estados Unidos da América.

Álvaro Cardoso Gomes nasceu na cidade paulista de Batatais, em 1944, e viveu a adolescência em Americana, também no interior de São Paulo, que usa como o cenário das suas obras A hora do amor, Para tão longo amor e outras mais. Hoje mora em São Sebastião, no litoral paulista.

É autor de diversos livros juvenis, além de livros de poesia, de contos, romances para adultos (entre eles O sonho da terra, que recebeu o Prêmio Bienal Nestlé) e obras acadêmicas. É também crítico literário e leciona atualmente no programa de pós-graduação da Universidade São Marcos, onde foi pró-reitor de graduação (2001-2003).

Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Nenhum comentário: