quarta-feira, 25 de abril de 2012

Campo Novo do Parecis é modelo no Estado para o SNC


Tangará e outros municípios devem aderir ao Sistema Nacional de Cultura

O estado de Mato Grosso e o país como um todo vivem um momento importante na construção de suas bases políticas para a cultura. Garantir que os mais variados segmentos e manifestações artísticas sejam respeitados e valorizados é dever do Estado e prioridade daqueles que vivem do fazer artístico-cultural. Dentro deste contexto, entes federados e municípios se organizam em torno do Sistema Nacional de Cultura (SNC) – algo como o SUS da Cultura.

Para debater o tema, capacitar gestores e apresentar o plano de estruturação da política nacional da Cultura, acontece entre os dias 09 e 11 de maio em Cuiabá uma série de eventos envolvendo, entre outros, o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), João Roberto Peixe.

O evento, que ocorrerá na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), é organizado pelo Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Sec). No ato, o prefeito de Tangará da Serra, Saturnino Masson (PSDB) deverá assinar um acordo de Cooperação Federativa para adesão ao SNC.

O responsável pela mobilização, Rômulo Fraga, explicou que a assinatura do termo de adesão visa a integração e a estruturação do estado e municípios a política nacional de Cultura, com possibilidade de acesso a recursos financeiros para a realização de projetos e ações locais. “Os gestores devem entender que isto não significa nenhum ônus aos municípios, pelo contrário, isso facilitará o acesso aos recursos federais”, disse.

Dentro do evento, no dia 11 de maio, a partir das 9 horas, haverá no Centro de Capacitação da AMM, palestras sobre a estruturação dos Municípios para a integração ao SNC e a participação na construção do Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso. Os municípios da região que ainda não deram início ao procedimento de adesão têm até o dia 30 de abril para garantir a participação na solenidade de assinatura do dia 09 de maio.


I Conferência de Cultura discute Plano Municipal de Cultura 2011/2021

Município da região é modelo para o restante do estado

Único município de Mato Grosso que possui o Sistema Municipal de Cultura criado pelos artistas, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito, Campo Novo do Parecis serve de modelo para o restante do estado, inclusive para Tangará da Serra. Desde 2009, quando iniciou-se em todo o país as discussões acerca do SNC, a classe artística da cidade se mobilizou politicamente e fez todo o processo.

Um dos idealizadores do processo, Vanderlei César Guollo, explica que as coisas demoraram um pouco para acontecer, mas o sucesso foi tamanho que a cidade acabou por ganhar uma Secretaria Municipal de Cultura. "O processo para a elaboração do Sistema foi longo, demandou a aprovação de leis municipais, articulação com artistas e políticos e, por fim, a realização de fóruns setoriais, da Conferência Municipal de Cultura, que culminaram no Plano Municipal de Cultura", disse.

Toda esta experiência de Campo Novo do Parecis será apresentada aos demais municípios matogrossenses durante o encontro na AMM, em Cuiabá, entre os dias 09 e 11 de maio. Vanderlei foi convidado pelos organizadores para mostrar o caminho percorrido por ele e por seus companheiros da cultura camponovense, tornando o município referência em organização político-cultural.

Por Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Nenhum comentário: