sexta-feira, 2 de março de 2012

Prefeito de Campo Novo do Parecis e Brasnorte visitam Rio Sacre para construção de ponte

A construção da ponte vai beneficiar a comunicação da Aldeia Sacre com os municípios, vai melhorar o acesso dos índios à saúde e educação e potencializar o turismo no município.


O prefeito de Campo Novo do Parecis, Mauro Valter Berft e o prefeito do município de Brasnorte, Mauro Reis Hisler, realizaram uma comitiva na tarde da última terça feira (28.02), para visita ‘in loco’ ao local de construção de uma ponte no Rio Sacre, interligando os municípios. A construção da ponte será feita através de uma parceria entre os municípios de Campo Novo do Parecis, Brasnorte e do governo do Estado.

“Este primeiro momento foi para um estudo estratégico da localização da ponte”, ressaltou o prefeito de Campo Novo do parecis. “A construção desta ponte vai beneficiar a comunicação da Aldeia Sacre com os municípios e ainda, vai melhorar o acesso dos índios à saúde e educação. Vale ressaltar outro ponto importante da construção dessa ponte, que é a valorização desta área que conta com uma vasta beleza natural, como o salto Belo que pudemos visitar hoje, e ainda o Salto Utiariti e o turismo rural”, destacou o prefeito.

Com uma beleza incontestável e com uma área privilegiada de belezas naturais, além dos Saltos o local agrega ainda construções históricas, e o local por onde passou a expedição de Rondon. Desta forma, conforme o prefeito de Campo Novo do Parecis, a ponte irá viabilizar ainda a exploração do turismo no local.

Na oportunidade, o prefeito de Brasnorte, Mauro Reis Heisler, destacou a importância da construção da ponte nessa localidade, como situações de prosperidade. “Dada a duas situações como, a necessidade da comunidade indígena como a do turismo local a construção dessa ponte tem uma importância muito grande para a região”, ressaltou Mauro Reis.

A comitiva teve a participação da imprensa, do Secretário Municipal de Infraestrutura de Campo Novo do Parecis, José Carlos de Musis, dos vereadores Dionardo Mendes e Leandro Martins dos Santos, então Vice-presidente e presidente da Câmara de Vereadores de Campo Novo do Parecis.

No encontro, o presidente Leandro Martins, destacou a participação da Câmara no processo e ressaltou a importância da ponte como fator potencializador do turismo na região, “acompanhamos o processo desde a reunião na Casa Civil em Cuiabá, onde foi feito o compromisso por parte dos municípios e da contrapartida do Estado e estamos acompanhando aqui a visita dos dois prefeitos na viabilidade do local para a construção da ponte que além de facilitar a educação, a qualidade de vida e segurança dos índios, objetivará a exploração do turismo no local”, finalizou.

Felizes, os representantes indígenas participaram do encontro e demonstraram claramente a alegria com a realidade da construção da ponte. “É muito satisfatório ver que o nosso sonho está sendo realizado, estamos muito felizes com o esforço do município de Campo Novo e também de Brasnorte, nós só temos a agradeçer”, ressaltou Cleiton Terena, representante da aldeia Sacre.

Para Claudiane Kezozaezoe, que é professora na aldeia Bocaiuval, “É muito bom mesmo, saber que aqui tudo vai ficar melhor, seja para os adultos como principalmente para as crianças que atravessam aqui todos os dias para irem até a escola, tenho certeza que até a produtividade delas vai ser melhor no estudo”, concluiu a professor indígena.

Fonte: Alessandra Costa Marques - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: