quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Campo Novo terá o "Carnaval da Jararaca na Terra dos Parecis!"


Inspirado na cultura dos indígenas Paresi-Haliti, que povoam essa região desde tempos imemoriais e têm em Ponte de Pedra seu Mito de Origem, o Governo Municipal de Campo Novo do Parecis através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, se apoderou desta rica simbologia para organizar o X Parê Folia - o "Carnaval da Jararaca na Terra dos Parecis!" neste ano de 2012.

Segundo estes indígenas que falam uma língua do tronco Aruak, katimalalo é uma serpente espírito que mora na Casa da Jararaca, local proibido para mulheres, e onde são guardadas as Yámaka, as flautas sagradas que orientam mitos e celebrações desta curiosa cultura. Os símbolos ligados à jararaca ainda podem ser apreciados nas cestarias e nas pinturas corporais desta etnia que povoa a Terra Indígena Utiariti.

O carnaval temático acontecerá de 18 a 21 de fevereiro, com início às 21h, na Praça de Eventos, e será animado pela Banda Zatter, do Paraná, nas quatro noites e nas matinés de domingo e terça-feira. Os shows contam com grande estrutura de som e iluminação, e a segurança do evento será promovida por seguranças particulares e pela Polícia Militar, parceira do evento. A Secretaria Municipal de Saúde fornecerá ambulância e equipe de apoio, e campanhas educativas para o uso de preservativos e contra o uso de drogas também serão ações no evento.

O temático Bloco da Rainha Louca entrará novamente em desfile, onde a Corte da Rainha da Folia estará acompanhada de uma jararaca de 23 metros de comprimento, homenageando a idade da cidade.

Barracas com bebidas e alimentação serão montadas para animar os foliões, que também poderão se organizar e concorrer no Concurso de Blocos, à premiação oferecida. As crianças poderão concorrer no Concurso de Fantasias Infantis masculinas e femininas, que ocorrem nas matinés de domingo e terça-feira a partir das 15h.

A promoção é do Governo Municipal em parceria com o Lions e Rotary Club, e conta com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Arte: Betho Nonenmacher

Nenhum comentário: