terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Stop Motion: The Joy of Books



Imagine que para "animar" um livro em uma estante você precisa mexer nele um pouquinho, tirar uma foto, mexer mais um pouco, tirar outra foto, mexer nele de novo, e tirar outra foto, e por aí vai...

Agora imagine isso em uma livraria! Este stop motion é incrível e deve ter demorado muito tempo para ficar pronto.

Mas olhem só o resultado final, fantástico.

O que é Stop Motion

Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.

Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.

Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o verdadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta A Suspeita, de José Miguel Ribeiro.


Por Flavio Lamenza

Nenhum comentário: