sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Palestra sobre instalação de PCH será realizada terça

A palestra visa subsidiar a aquisição da licença de instalação para a Pequena Central Hidrelétrica Bacuri, a ser construída no rio Sucuruína (Ponte de Pedra) e da licença prévia para a implantação da Linha de Transmissão.


Será realizado no dia 31 de janeiro (terça-feira), as 8h na Câmara de Vereadores de Campo Novo do Parecis, palestra ambiental ministrada pela arqueóloga Simone Ribeiro, visando subsidiar a aquisição da licença de instalação para a Pequena Central Hidrelétrica Bacuri, a ser construída no rio Sucuruína (Ponte de Pedra) e da licença prévia para a implantação da Linha de Transmissão 138 KV SE Seccionadora – SE Matrinchã / SE Bacuri a ser desenvolvido nos municípios de Campo Novo do Parecis, Diamantino e Nova Maringá.

A palestra em questão, portanto, assim como o projeto por ela defendido, além das justificativas legais, tem como finalidade última a divulgação das informações acerca do trabalho arqueológico a ser desenvolvido na região; o reconhecimento das relações de identidade entre os dados arqueológicos existentes e a comunidade que habita o entorno do empreendimento e a valorização dos elementos materiais que constituem o possível registro arqueológico da área à memória coletiva das comunidades que compõe a região afetada pelo empreendimento em questão.

Desta forma, para dar ciência à população de Campo Novo do Parecis das medidas mitigatórias e compensatórias propostas a fim de dar continuidade ao processo de licenciamento ambiental concedido pelo IPHAN, segundo a Portaria nº 230, de 17 de dezembro de 2002, que prevê o desenvolvimento do referido programa durante todas as etapas dos estudos arqueológicos, bem como para explicitar quais os cunhos legais e patrimoniais que justificam o empreendimento, faz-se necessário esclarecer o que é patrimônio público e a importância de preservá-lo; o que é Arqueologia e o que constitui o trabalho do arqueólogo, assim como o que é licenciamento ambiental.

Estas questões serão abordadas a partir da ótica da coletividade, onde a materialidade serve como referencial de pertencimento para sua construção e reconhecimento. Por esse prisma, o patrimônio arqueológico que possivelmente se encontra na área de influência direta desse empreendimento merece ter seu potencial avaliado e devidamente valorizado, principalmente pela própria população local, para que possa ser resgatado e incorporado à memória coletiva da comunidade.

A Empresa

A Habtec Engenharia Ambiental Ltda. situada à Av. Treze de Maio, 13 – Grupo 1.508 – Centro – Rio de Janeiro – RJ é uma empresa especializada em estudos e projetos na área de meio ambiente e atuará também no sentido de orientar a população da área direta ou indiretamente afetada pelo empreendimento relativo à educação e preservação da memória dos remanescentes materiais e imateriais do patrimônio arqueológico, histórico, cultural e ambiental existentes.

Fonte: Alessandra Costa Marques - Assessoria de Comunicação, com informações da Divisão de Meio Ambiente

Nenhum comentário: