sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EncenArte - O jogo como atividade dramática 4


"Exercício e reflexão"

Na proposta aqui apresentada o jogo só tem validade para o autor e o grupo enquanto exercício de reflexão. Sem reflexão essa atividade não subsiste como re-aprendizagem para o ator. Re-aprendizagem porque, originalmente na nossa tenra infância, eramos integralmente aptos a tudo.


Os jogos tem poder de friccionar, de agitar, num breve espaço de tempo, os órgãos da expressão. Num primeiro momento, os assim chamamos jogos livres valem como treino da dinâmica geral: aceleram a motricidade das baterias corporais, vocais, emocionais e intelectuais; e, na segunda etapa, os denominados jogos dirigidos canalizam e assessoram o ato criativo.


O primeiro passo nesse processo é o levantamento de todos os jogos conhecidos, começando pelas brincadeiras das crianças, principalmente essas, sua estrutura, objetivos e possibilidades desencadeamento num método de aprendizagem e desenvolvimento da expressão cênica.

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