segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo será criada

O Governo Municipal de Campo Novo do Parecis dá um passo gigantesco na questão cultural. Trata-se do Projeto de Lei Complementar nº 009/2011, que dispõe sobre a criação, estruturação e atribuições da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que dará entrada na pauta da sessão de hoje, segunda-feira (24/10), na Câmara de Vereadores.


I Conferência Municipal de Cultura, passo fundamental na estruturação de políticas públicas de cultura.

A criação da secretaria vem para atender à antigas solicitações da classe artística do município, que encontrou eco no início deste ano com uma Indicação do então vereador Leandro Martins (atual secretário de Educação e Cultura), e ganhou força nos Fóruns Setoriais de Música, Artes Cênicas, Cultura Popular e Artesanato, Gestão e Economia da Cultura e na I Conferência Municipal de Cultura, realizada em setembro deste ano.

O ponto culminante foi a reinvidicação do Conselho Municipal de Política Cultural, mobilizador de todas essas demandas, na Audiência Pública da LOA/2012, momento em que a solicitação de criação da secretaria foi levada ao prefeito municipal que entendeu a importância do pedido e acatou o mesmo.

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A sua Missão está centrada no desenvolver políticas públicas nas áreas da cultura e do turismo, planejando, normatizando, coordenando, executando e avaliando planos, programas, projetos e ações capazes de transformar a realidade social, econômica e cultural do povo campo-pareciense, bem como consolidar sua Visão como uma instituição estruturada, sistematizada, moderna e atuante, promotora do desenvolvimento social, cultural e turístico para um município saudável e economicamente sustentável.

Se o Projeto de Lei Complementar for aprovado conforme encaminhado à Casa de Leis, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo contará, em sua estrutura organizacional, com o Departamento de Cultura e o Departamento de Turismo, (já existentes), e com as Divisões de Ações Artístico-Cultural; de Patrimônio Histórico e Cultural; e de Eventos Turísticos e Culturais (já existentes mas não regulamentadas). Serão criadas as Divisões de Apoio Administrativo; da Banda Municipal (maestro da Banda Municipal do Parecis); e de Fomento ao Etnoturismo.

Serão criadas outras 04 vagas para Instrutores de Oficinas de Arte, para dinamizar e atender as demandas dos bairros e distritos do município, totalizando 11 Instrutores, que atuarão nas áreas de Música (violão, Banda Municipal de Percussão e fanfarras escolares); Artes Cênicas (teatro, capoeira, danças do ventre, balé, danças de rua, axé, danças de salão); e Artes Plásticas (pintura em tela e desenho com grafite).

Nenhum comentário: