sábado, 27 de agosto de 2011

Teatro Experimental participa de Encontro em São Paulo


Entre 26 de agosto e 3 de setembro, o Teatro Experimental de Alta Floresta participa do Rumos Teatro em São Paulo/SP. Será uma semana dedicada ao teatro, abordando prática, teoria e processos criativos desta arte. Cerca de 200 artistas de 12 estados do país se reunirão na sede do Itaú Cultural, para compartilhar seus métodos de pesquisa com o público. O evento traz ainda palestras de especialistas e o lançamento do livro Próximo Ato: Teatro de Grupo, resultado de um mapeamento de cinco anos.

Na ocasião o Teatro Experimental de Alta Floresta e o grupo Celeiro das Antas apresentarão os resultados do projeto ‘Florestas e Antas: experiências teatrais: em busca de um teatro possível’ com o objetivo de realizar o intercâmbio de experiências entre os grupos, para a partir da definição dos meios de produção artística e da forma da manutenção de cada um dos grupos, entender as influências que definiram o teatro produzido pelos dois grupos no decorrer das suas trajetórias. Para isso foram realizados encontros presenciais dos grupos tanto em Brasília quanto em Alta Floresta, além das videoconferências no qual eram realizados os debates dos estudos dirigidos. Todo o processo de pesquisa consta no blog – teatroflorestaseantas.blogspot.com

A semana Rumos Teatro foi aberta pelo ensaísta e professor de arte, tecnologia e cultura Laymert Garcia dos Santos, no dia 26, às 20 horas. O professor falou sobre “Teatro, Mito, História e Tecnologia. Considerações sobre a Atualidade da Articulação entre os Quatro Termos”. A partir de hoje, dia 27, em vários horários, os projetos serão abertos ao público. No dia 02, às 20 horas, a professora Cecília Salles faz a palestra “Processos de Criação em Rede. Interações como Espaços de Possibilidade”.

O encerramento dos encontros será no dia 03 de setembro com dois eventos: às 15h30, as professoras Cecília Salles, Eleonora Fabião e Cristiane Paoli Quito se reúnem com os demais participantes para um balanço das conversas. Às 19h, acontece o lançamento da publicação Próximo Ato: Teatro de Grupo, organizada por Antônio Araújo, José Fernando Azevedo e Maria Tendlau, e coordenada pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural.


Rumos Teatro

O Rumos Teatro surgiu a partir de um programa criado em 2003, o Próximo Ato – Encontro Internacional sobre Teatro Contemporâneo. O projeto cresceu, ganhou dimensão nacional e, em 2006, teve início um processo de reformulação do qual participaram especialistas na área.

Foi então definido um eixo de debate que pudesse abranger as cinco regiões do país e criado o atual edital. Esse eixo foi o conceito de “teatro de grupo”. Ao todo, foram selecionados 12 projetos de pesquisas, cada um proposto por dois grupos, que o realizariam em intercâmbio entre eles.

Fonte: Assessoria TEAF com Itaú Cultural

Nenhum comentário: