segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Seletiva Classificatória e Temporada de Rasqueado foram atrações culturais do final de semana


Nova Mutum se tornou no último final de semana palco da 10ª Seletiva Classificatória Cururu e Siriri, promovido pela Prefeitura de Nova Mutum, através da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Federação Matogrossense de Cururu e Siriri.

Na abertura, a secretária de Educação e Cultura, Cléria Paula Franco, agradeceu a presença de todos e comentou ser um orgulho ter uma gestão que valoriza realmente as raízes da tradição mato-grossense. “Temos trabalhado no sentido de consolidar as políticas públicas, buscando valorizar todas as tradições culturais locais. Desejo sorte a todos os grupos que vieram fazer um espetáculo maravilhoso nessa etapa”, comenta a secretária.

O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, que esteve prestigiando o evento acompanhado da primeira-dama, Karla Lautenschlager também agradeceu a presença de todos e em especial ao departamento de Cultura pelo empenho para a realização do evento. “Nosso objetivo tem sido agir e trabalhar para contemplar a pluralidade cultural do município. Agradeço em nome de todo o departamento pelo empenho para a realização de mais esse evento”, disse o prefeito.

Se apresentaram na ocasião, grupos de dança de Barra do Bugres, Nobres e Tangará da Serra. O grupo de Siriri Pixé, representante de Nova Mutum encerrou a noite de apresentações trazendo para o palco a mistura de tradições composta pela região médio norte do Estado, apontando traços da dança gaúcha na coreografia e também no figurino dos integrantes do grupo.

A banca examinadora analisou durante as apresentações quesitos como coreografia, expressão corporal, ritmo, afinação, temática, evolução, animação, interpretação, figurino, adereço e figura lendária.

O resultado da seletiva será divulgado no próximo dia 22 de agosto. Ao final da seletiva, teve início a Temporada de Rasqueado, com shows de Guapo, Roberto Lucialdo e João Eloy, importantes nomes da música tradicional mato-grossense.

Integraram a festa ainda roda de capoeira, com a participação do mestre internacional Demétrius, além de apresentações dos grupos de Cururu “Ximbuva do Norte” e Siriri “Pixé” Mirim, ambos de Nova Mutum.

Fonte: http://www.expressomt.com.br

Nenhum comentário: