sábado, 2 de julho de 2011

Odenir Ortolan - Cidadão Camponovense

Décima de uma série de postagens onde se enfatizam os aspectos históricos e sociais de pessoas que, pelo seu relevante serviço prestado ao município de Campo Novo do Parecis, receberam o Título de Cidadão Camponovense.


ODENIR ORTOLAN – Biografia

Odenir Ortolan é natural de Chapecó/SC, tendo fixado residência em Campo Novo do Parecis no ano de 1984, com apenas 19 anos. Foi emancipado aos 17 anos, assumindo, ainda no final da adolescência, parte dos negócios da família.

Com senso de responsabilidade, adquiriu precocemente a maturidade. Ousado e empreendedor, à custa de muita determinação e trabalho, obteve sucesso nos negócios. Atualmente gera mais de sessenta empregos diretos em seus empreendimentos agropecuários.

Odenir tem dois filhos: Rafael e Pedro Henrique.

Sempre esteve muito ligado e teve participação ativa nas questões e eventos da comunidade camponovense. O seu envolvimento com as questões da comunidade foi reconhecido pela população camponovense, que o elegeu Vereador por duas legislaturas (1989/1992 e 1993/1996), tendo presidido o Legislativo Municipal no biênio 1993/1994.

Participou da fundação do Condomínio Marechal Rondon, referência empresarial do município, presidindo-o por três ocasiões.
Foi precursor e é ao atual presidente da Parecis Alimentos S/A, cujo projeto acha-se em plena execução. Verticalizar a extraordinária produção primária regional e atrair novas indústrias é meta preponderante do empresário Odenir Ortolan e dos demais empresários rurais do Município, situação alavancada pela Parecis Alimentos.

Participou também da fundação da COOPERBIO - Cooperativa de Biocombustível, tendo sido eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração na primeira diretoria.

Tem participação ativa em entidades estaduais como AMPA – Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão, APROSOJA – Associação do produtores de Soja do Estado de Mato Grosso, FAMATO – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, dentre outras.

Tem atuação destacada frente ao Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, para o qual foi eleito no triênio 2007/2009 e reeleito para o triênio 2010/2012. Em sua gestão já promoveu 4(quatro) Feiras Agropecuárias de Campo Novo do Parecis – Expocampo, maior evento do Município, que a cada ano se amplia e ganha destaque no cenário estadual.

É o idealizador da Parecis SuperAgro – Feira Tecnológica de Negócios do Parecis, que em 2011 realiza sua 4ª edição e já está consolidada como o maior evento do gênero no Estado de Mato Grosso. O objeto da Parecis SuperAgro é proporcionar a difusão de tecnologia na área da produção agropecuária, fomentar a realização de negócios, incentivar a diversificação e melhoria da produção agropecuária, promover a verticalização da produção e o desenvolvimento regional.

Em razão do potencial turístico regional, como as notáveis belezas naturais dos rios com suas cachoeiras, reservas indígenas e seus povos, bem como o próprio turismo de negócios proporcionado pela moderna agricultura e suas variantes, a Parecis SuperAgro tem como meta também ampliar as opções negociais nas áreas comerciais e de serviços.

Odenir Ortolan tem se colocado voluntariamente a serviço da classe produtora e de toda a comunidade, por conseqüência; ao defender os interesses da classe produtora, está diretamente atuando em prol dos interesses do Município, dada a sua vocação econômica.

A Câmara Municipal ao conceder essa honraria, reconhece as realizações do cidadão Odenir Ortolan, do empreendedor, do homem de bem, que indiscutivelmente presta relevantes serviços a este Município.

Nenhum comentário: