sexta-feira, 22 de julho de 2011

IV Teia Centro-Oeste

Pontos de Cultura se encontram a partir desta sexta e movimentam o final de semana em Cuiabá


 Apresentações artísticas, reflexões, debates, mesas-redondas, festa, alegria, trocas de experiências, conhecimentos e expressões da diversidade cultural. Esses são os ingredientes básicos da 4ª Teia Centro-Oeste – Fórum Regional dos Pontos de Cultura, que começa hoje (22) e se estende até o próximo domingo (24), no centro histórico da cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso. A capacitação de gestores culturais que atuam na região é um dos objetivos do evento.

A Teia é uma iniciativa que tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC). Em todo o Brasil existem, atualmente, cerca de três mil Pontos de Cultura, dos quais 180 se localizam na Região Centro-Oeste.

O evento contará com a participação de representantes do Programa Cultura Viva, do MinC, além de secretários estaduais de Cultura e membros da Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).

Além das atividades de capacitação e intercâmbio, haverá uma mostra artística e cultural. Os temas que farão parte das discussões dos grupos de trabalho são diversidade cultural, meio ambiente, articulação, juventude, novas tecnologias e vários outros.

As atrações artísticas abrangem danças típicas, como Siriri e Cururu (MT), dança dos Mascarados de Poconé (MT), além de show com o grupo de Maracatu Tomoá (DF), espetáculo cênico "Entre Letras" (GO) e o espetáculo “Arara Azul” (MS).

A IV Teia Centro-Oeste é promovida pela CNPdC, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Pontos de Cultura, contando com o apoio das Redes do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, além da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.

Pontos de Cultura

Os pontos de cultura são grupos, coletivos e associações culturais reconhecidos pelo Ministério da Cultura como agentes de promoção da diversidade cultural brasileira. Criados em 2004 por meio do Programa Cultura Viva, esses pontos recebem uma subvenção do governo federal que permite a manutenção das suas atividades por um período determinado.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fonte: SCC/MinC)

Nenhum comentário: