quarta-feira, 29 de junho de 2011

Setorial de Cultura Popular e Artesanato levanta demandas destes setores


Artistas e artesãos no Setorial de Cultura Popular e Artesanato

Aconteceu na noite de ontem, 28 de junho, o Fórum Setorial de Cultura Popular e Artesanato, com uma pequena participação de artesãos e comunidade, sendo que apenas 11 pessoas compareceram para discutir as demandas nestas áreas.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Alexandre Rolim, juntamente com as conselheiras Sílvia Scneiders (Audiovisual), Bernardete de Lourdes Guollo (Artesanato) e Ionara Fedrigo (Cultura Italiana) e demais artesãos e artistas levantaram 18 sugestões para constar no Plano Municipal de Cultura 2011/2021.

O Ponto de Cultura Ninho do Sol foi representado nesta área pela oficineira Marilene Ferreira de Almeida, que trabalha com oficinas de artesanato na sede do ponto e na Unidade Prisional. Atende cerca de 60 aprendizes em quatro oficinas: bordado em chinelos, patchwork, arte francesa e pintura em tecido.

Dentre as demandas deste Setorial, na área de "formação" foi elencada a necessidade de mais oficinas de artesanato com técnicas diversificadas, oficinas de artesanato para crianças, criação de uma identidade para o artesanato local (design), funcionamento da Casa do Artesão e reestruturação da Associação de Artesãos.

Na área de "promoção e difusão" foram elencadas a necessidade de apoio às feiras artesanais locais, regionais, estaduais e nacionais. Estruturar um espaço para o artesanato na Expocampo, criar o carnaval de rua, reorganizar o concurso de decoração natalina, promover o Fest Folclore, fortalecer o ciclo junino com concurso de quadrilhas tradicionais dentre outras demandas.

Nenhum comentário: