quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fórum de Música define diretrizes e ações para o setor


Conselheiro Weber Luiz, elencando apoio ao Festicampo

Na noite de ontem, 15 de junho, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, reuniram-se em Fórum os artistas e produtores culturais da área da música para discutir as demandas do setor.

O Fórum Setorial de Música contou com a presença de 45 participantes, dentre eles os conselheiros Sebastião Pedro da Vitória (Música), João Carlos Gehring Júnior (Clube do Rock), Weber Luiz Benedito (Lions Clube), Eduardo da Silva (Teatro), Sílvia Regina Schneiders (Audiovisual) e o atual presidente do Conselho Alexandre Marcos Rolim de Morais (Teatro Ogan).

O Fórum elencou 22 diretrizes a ações para o setor, divididas em "Formação" e "Promoção e Difusão". Na área de "Formação" foram discutidos assuntos como Canto Coral, Banda Municipal do Parecis (atualmente paralisada), fanfarras escolares, música nas escolas, ampliação do atendimento nas oficinas de música, dentre outros.


Juninho Gehring, conselheiro, comentando sobre a Mostra Cerado de Música

Na área de "Promoção e Difusão" foi solicitado mais apoio ao Festicampo, à Mostra Cerrado de Música, ao Encontro de Bandas, ao Festival Estudantil da Canção e ao Encontro de Bandas e Fanfarras. Também a criação de um festival de músicas inéditas e um festival de música sacra e gospel.

Ainda nesta área, foi elencada a necessidade de se adquirir estruturas de palco, som e luz, a construção de tablados culturais nas praças dos bairros e a construção do Centro Cultural.


Fabiano, da dupla Rei & Fabiano, sugerindo ações para o setor da música

Segundo Alexandre Rolim "o Fórum foi surpreendentemente bom quanto à quantidade de pessoas que compareceram e deram idéias, contribuindo com todas as diretrizes e ações", e comenta ainda sobre "a importância da participação deles (os artistas) quanto aos rumos da cultura no município". Rolim aproveita para convidar para o próximo Fórum, e espera "que a participação dos artistas do teatro e da dança seja tão bom quanto foi esse Setorial de Música".


Elton Geiss, instrutor da Banda Municipal de Percussão

O Fórum Setorial de Artes Cênicas acontecerá na próxima quarta-feira, dia 22, no Plenário da Câmara, às 19h.

Nenhum comentário: