terça-feira, 14 de junho de 2011

Em julho tem oficina Internacional de Tango no Cine Teatro Cuiabá

Professor argentino, Hugo Daniel, ministra oficina com espetáculo de encerramento no Cine Teatro Cuiabá.


No mês de julho, a Série Movimentos realiza sua quarta oficina: Tango no Cinema Internacional. Ministrada pelo professor Hugo Daniel, de Buenos Aires, Argentina, a oficina terá duas turmas, uma direcionada a professores de dança e outra ao público em geral.

Além de um intercâmbio cultural, a oficina procura revelar talentos e contribuir com a oferta democrática de bens, produtos e serviços culturais à sociedade. As aulas acontecem de 20 a 24 de julho, com carga horária de 15 horas. No conteúdo a ser trabalhado estão estilos como Canyengue, Milonga e Tango de Salão.

Segundo o Gestor Cultural da casa, Carlos Roberto Ferreira, não se trata de uma oficina de iniciação no tango, mas de um trabalho que possui uma metodologia que atenderá aos profissionais da dança. “O objetivo é de ampliar a capacitação e desenvolvimento do ensino do tango enquanto dança e suas diferentes vertentes, seja no salão, no palco, na aula prática ou no show”, explica.

Além das aulas, dois outros eventos estão programados com o professor Hugo Daniel. Um é a Aula Inaugural Pública que acontece no dia 19 de julho, às 19h, na Praça 8 de Abril. Outro é o Espetáculo de Encerramento no dia 24 de julho, às 19h, no palco do Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá. O espetáculo terá a participação dos alunos das duas oficinas e todo o roteiro coreográfico, figurino, roteiro cênico e coreografias serão de criação do professor Hugo Daniel.

As inscrições para as oficinas Tango no Cinema Internacional acontecem no período de 20 de junho a 15 de julho, das 14h às 18h, no Cine Teatro Cuiabá. Os interessados também deverão apresentar um pequeno currículo resumido no ato da inscrição. O valor é de 160 reais (individual) e 200 reais (casal).

O professor

Hugo Daniel inicia seu aprendizado em Danças Folclóricas aos quatro anos de idade, quando obteve o título de Maestro Infantil, no ano de 1984, pelo Instituto de Arte Folclórico da Argentina (IDAF). Continua com o curso de formação para bailarinos profissionais na Escola de Ballet Delta.

Atualmente possui especializações nas diversas áreas da dança: Tango, Folclore Argentino, Boleadoras, Salsa, Merengue, Rock n’roll e Acrobacia. Possui experiência internacional como bailarino de tango, como partners das renomadas bailarinas Margarita Guille, Graciela Cabrera, Guilhermina Quiroga e Aurora Lubiz.

Desde 2002 ensaia dança como convidado em diversas academias de nível internacional nos ritmos Canyengue, Tango, Milonga e Valsa. Em tango ensina nos estilos Milongueiro, De Salão e Artístico.

Série Movimentos

Parceria entre o Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) e Cia de Dança Rodinei Barbosa, a Série Movimentos tem como objetivos fomentar o acesso da sociedade a outras atividades artísticas no Cine Teatro Cuiabá, ampliar as potencialidades profissionais da dança no cenário da programação cultural no estado e desenvolver práticas culturais que promovam a integração do indivíduo com o seu meio e com o outro.

A primeira atividade da parceria foi a oficina “Tango no Cinema”, realizada no segundo semestre de 2010, que também resultou no espetáculo de dança “Tango no Cinema”. Em 2011, duas outras oficinas foram realizadas: “Samba no Pé”, em fevereiro, e “Tango no Cinema II”, nos meses março, abril e maio. Nesta quarta ação, “Tango no Cinema Internacional”, a parceria vem configurando idéias, reduzindo distâncias, atraindo valores e capacitando profissionais da classe artística local.

Serviço

Oficinas de Capacitação

“Tango no Cinema Internacional”, com Hugo Daniel
Dias: 20 a 24 de julho.
Inscrições: 20 de junho a 15 de julho, das 14h às 18h, no Cine Teatro Cuiabá.
Valor: 160 reais (individual) e 200 reais (casal).
Horários:
Turma1 (Público em geral) de 20 a 23 de julho, das 19h às 20h30.
Turma2 (Profissionais) de 20 a 23 de julho, das 20h45 às 22h.
Aula Inaugural Pública
Dia: 19 de julho, terça-feira, às 19h.
Local: Praça 8 de Abril.
Espetáculo de Encerramento
Dia: 24 de julho, domingo, às 19h.
Local: Cine Teatro Cuiabá.

http://www.facebook.com/#!/cineteatrocuiaba

Nenhum comentário: