quinta-feira, 12 de maio de 2011

Programação da Semana dos Museus em Campo Novo do Parecis

Inicia amanhã, sexta-feira, 13 de maio, as comemorações da 9ª Semana Nacional dos Museus em Campo Novo do Parecis.


O que é Museu?

O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo.

Quando visitamos um museu podemos pensar, por exemplo, na mudança dos objetos. Imaginem como o processo da escrita foi se modificando ao longo da história, desde a invenção do papel até a criação do computador... Pensem, também na evolução urbana, como viviam nossos antepassados? E hoje, como vivemos? Já imaginaram se um homem pré-histórico viesse nos visitar? Com certeza ele iria estranhar os enormes prédios existentes pela cidade, os túneis, as pontes, o metrô enfim, os vários elementos que constituem uma cidade moderna.

Em todo o mundo existem museus e eles recebem diferentes nomes, que variam em função do tipo de coleção que eles apresentam. Assim, temos os museus históricos, os museus de ciências, os museus de arte, os eco museus, as cidades museus, e, como o museu não deixa de acompanhar a mudança dos tempos, temos, também, os museus virtuais
Você imaginava que os museus poderiam ser tão diversificados e tão cheios de novidades?

No museu sempre descobriremos coisas novas, pois o museu é um lugar de descobertas!
Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes.

9ª Semana Nacional de Museus

Começa na próxima segunda-feira, (16), a 9ª Semana Nacional de Museus. Até dia 22 de maio, quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todos os estados do Brasil oferecerão programação especial ao público.

Serão mais de três mil atividades como exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, shows, concertos, recitais, palestras e exibição de filmes, entre outras atrações. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) em parceria com os museus brasileiros para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Neste ano, a Semana de Museus tem recorde de participações, com 994 museus e instituições culturais integrando a programação. Dessas, 356 instituições participam da Semana pela primeira vez. Além dos museus, a programação inclui centros culturais, fundações, galerias, casas de cultura, cursos de museologia, pinacotecas, memoriais e outras instituições. O recorde anterior de participação havia ocorrido em 2009, com 2.019 eventos programados em 614 instituições.

O tema da Semana (que é definido pelo Conselho Internacional de Museus) em 2011 é Museu e Memória – um assunto amplo e que será tratado de diversas maneiras pelas instituições.

Panorama dos Museus no Brasil

O Brasil, que no início do século 20 contava com 12 museus, hoje possui mais de três mil instituições mapeadas pelo Cadastro Nacional de Museus, do Ibram. A Semana Nacional de Museus reflete esse crescimento e a diversidade cultural do povo brasileiro. Museus de pequenas comunidades ou de grandes metrópoles, de porte e acervos diversificados, fazem parte da Semana, traduzindo a pluralidade de culturas, histórias e povos que habitaram e habitam o Brasil.

Mobilização

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (ou Icom, na sigla em inglês) com o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade.

Em 2010, o Dia Internacional de Museus foi comemorado por 95 países, que realizaram quase 30 mil eventos alusivos à data. O Brasil é o país que mais se mobiliza para comemorar a ocasião. Desde 2003, já foram realizados mais de 9 mil eventos durante as Semanas de Museus no país, e a 9ª edição, que bateu todos os recordes de participação, oferece mais 3.080 eventos.

A Semana Nacional de Museus acontece desde 2003. Em maio de 2004, foi instituída por decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: