quinta-feira, 31 de março de 2011

Congresso Brasileiro de Teatro é realizado

O Congresso Brasileiro de Teatro foi realizado nos últimos dias 26 e 27 de março na cidade de Osasco/SP.

Abertura do Congresso Brasileiro de Teatro contou com a presença de Ana de Hollanda

O encontro que contou com a presença de representantes de grupos de teatro de vinte estados brasileiros, além do Distrito Federal, e teve como objetivo discutir e refletir sobre as atuais políticas públicas culturais executadas pelas instâncias públicas e privadas.

O evento, organizado pela Cooperativa Paulista de Teatro com a Rede Brasileira de Teatro de Rua, contou ainda com a presença da ministra da Cultura Ana de Hollanda, que declarou publicamente seu apoio à Lei Prêmio Teatro Brasileiro, que foi um dos pontos mais discutidos no evento.


Terra Papagalli, apresentação teatral no Congresso

O presidente da Funarte Antonio Grassi, também demonstrou apoio às reivindicações da categoria, com atenção especial à repressão sofrida pelo teatro de rua e a privatização dos espaços públicos, que afeta as apresentações ao ar livre, principalmente em parques e praças.

Grassi ofereceu a Funarte como espaço para realização do 2º Congresso Brasileiro de Teatro, programado para os dias 6, 7 e 8 de abril de 2012. Os congressistas produziram uma carta na qual exigem a aprovação da Lei Prêmio Teatro Brasileiro, a regulamentação nacional do teatro de rua e também a aprovação imediata do Projeto de Lei Procultura. Junto ao documento foi redigida uma moção de repúdio às leis de incentivo fiscal.

De acordo com Anderson Flores, representante do Teatro Experimental de Alta Floresta, um dos marcos do evento "foi a troca de experiências entre seus integrantes. Além de intercambiar informações sobre as políticas públicas para as artes cênicas do estado de Mato Grosso", ele continua "dividi vivências sobre montagens, espetáculos, festivais, orçamentos e mostras, criando novos elos no teatro nacional".

Nenhum comentário: