segunda-feira, 14 de março de 2011

Centro Cultural apresenta nova logomarca

Logomarca do Centro Cultural, uma alusão à cultura indígena de Campo Novo do Parecis

O Centro Cultural de Campo Novo do Parecis, que tem a finalidade de promover e incentivar a produção e dinamização das atividades artístico-culturais, sendo um espaço de fruição e criação de bens que contribuem para a formação da identidade cultural de nosso município, tem nova logomarca.

A mesma, confeccionada por Betho Nonenmacher, segue os padrões da etnia Paresí-Haliti, os matukulydios - desenhos decorativos presentes na cestaria, pintura corporal e encontrados em baixo relevo nos sítios pré-históricos da região, como o Abrigo da Prainha e o Abrigo da Véia Péia.

A inspiração da logomarca veio do desenho de uma peneira, trançada por Dilso Zokezomae, um dos cinco grandes artesãos indígenas da Terra Indígena Utiariti.

As cores fazem uma alusão ao preto do jenipapo e ao vermelho do urucum, muito utilizados pelos indígenas na pintura corporal.

A mudança da logo se deve à busca de uma identidade para a cultura de nosso município, presente nas diretrizes da Lei nº 1.398, de 23 de dezembro de 2010, que criou o Sistema Municipal de Cultura de Campo Novo do Parecis.

Nenhum comentário: