segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Parê Folia 2011: Entenda os símbolos - os blocos carnavalescos

A busca por uma identidade local será descrita em uma sequencia de postagens intituladas "Entenda os símbolos", onde serão explicados os vários personagens e ícones que estarão presentes no IX Parê Folia e que animarão os foliões "na Terra dos Parecis!" neste ano de 2011.

Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo

Entenda os símbolos - os Blocos carnavalescos

No Brasil, bloco carnavalesco é um termo usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares, sendo geralmente usado para designar, de modo genérico, diversos tipos de agremiações de carnaval. Geralmente, o termo designa um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe agradar.

Desde meados do século XIX as ruas da cidade do Rio de Janeiro eram invadidas, nos dias de carnaval, por grupos de pessoas dispostas a se divertir. Até as primeiras décadas do século XX não havia grandes distinções entre os vários tipos de brincadeiras que ocupavam a cidade e que podiam ser chamadas indistintamente de ranchos, cordões, grupos, sociedades ou blocos, entre outras denominações genéricas.

Bonecos de Olinda, os maiores fantoches do mundo

Durante a década de 1920, organizar a "confusão" carnavalesca passa a ser um dos objetivos da elite cultural que, com ajuda da imprensa, começa a definir as diferentes categorias da folia numa escala que iria das sofisticadas sociedades carnavalescas – ou grandes sociedades – até os temidos cordões.

Dentro dessa nova organização, os grupos do carnaval chamado de popular (ou Pequeno Carnaval) podiam ser classificados como ranchos (considerados como mais sociáveis), blocos ou cordões (vistos como o carnaval descontrolado).

Escola de Samba, considerado um dos tipos de bloco carnavalesco

Os blocos situavam-se, portanto, a meio caminho entre os louváveis ranchos e os freqüentemente condenados cordões. É essa característica ambivalente que faria dos blocos a inspiração para as os grupos de samba que buscariam a aceitação da sociedade no final da década de 1920 e que passariam a ser denominados de escolas de samba a partir da década de 1930.

Blocos carnavalescos de Campo Novo do Parecis

Diversos blocos já desfilaram em bailes de salão e nas edições do Parê Folia. Dentre eles podemos citar:
K-Lingualá
Só K-Língua
Chihuahua
Na Moral
Reviver
Tôa Toa
Só Entra Quem Phode
Farrapos
Vira Copo
Inimigus do Bar
Pé de Cana
Blocão
Katanóis

Nenhum comentário: