domingo, 6 de fevereiro de 2011

A flauta de Pã pelo mundo

Nessa postagem mostramos alguns dos tipos de flauta de Pã ou flauta pastoril encontradas em diversas culturas no mundo.

Flauta de Pã estilo romeno, instrumento folclórico muito utilizado

Flauta de Pã ou Flauta de Amolador é um instrumento com grandes tradições em Portugal. O amolador fazia-se anunciar ao som da sua flauta, correndo a escala musical, do grave para o agudo e vice-versa, com uns floreados pelo meio. Era a publicidade da época. Porque além de amolar facas, "tisoiras" e consertar panelas, ele também arranjava guarda-chuvas. O povo da aldeia, quando ouvia ao longe o som da sua flauta de Pã, dizia: vai chover!

Na Birmânia é um dos instrumentos populares mais importantes, onde é conhecido por "naúre". Na Romênia, a flauta Pã é disposta em curvatura (função ergométrica) e sua base (sapata) é feita em madeira de lei. Na Oceania a flauta é conhecida por didgeridoo.

Nos países andinos a flauta de pã é conhecida como "siku" pela comunidade Aymará, de "antara" pelos Quechuas e "zampoña" pelos espanhóis. Existem vários tipos, tamanhos, notas, tipos de canas, dependendo da localidade onde é construída a flauta de Pã: no Peru existem flautas com até 2 metros de altura.

Flauta de Pã andina: conhecida por "siku", "antara" ou "zampoña"

Os "sikus" mais originais ou "puros" são tocados em escala pentatônica. Existem uma característica comum de tocar o "siku" em par, isto é, tocando uma parte e alternando a escala com a outra parte sempre juntas. Essa partes são denominadas masculino e feminino, uma parte se chama "ira" que guia e a outra se chama "arka" que acompanha.

O termo "sikuri" é usado nas comunidades bolivianas para o tocador de "siku", e o termo "sikuriadas" ou "sikuriados", são temas melódicos tocados somente com os "sikus". Nos povoados andinos é comum encontrar essas "tropas" musicais que variam de cinco ou dez "sikuris" ou até mais.

No Equador, nas comunidades índigenas existe um parente próximo ao "siku" ou "zampoña", é o "rondador", flauta construída com canas bem finas enfileiradas, de 20 a 40 canas. Também tocado em escala pentatônica, muito utilizado em danças como "sanjuanito", "albazo", "longuita", "pasacalle", e outras.

Nenhum comentário: