segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A fábula "O rouxinol e a flauta de Pã"

Dizem que o Rouxinol era um pássaro comum como todos os outros, cinzento e sem graça. Piava, voava, fazia seu ninho, comia frutos e sementes.

As Fábulas de Esopo, literatura muito explorada na atualidade

Segundo velha lenda nórdica ele ganhou as penas róseas e a voz maravilhosa por ter uma grande paixão e resolveu morrer pela sua amada. Segundo Esopo ele foi tomar aulas de canto e criação artística com o gênio da Flauta divina das florestas, o famoso sátiro Pã.

Rouxinol, o pássaro flautista das fábulas de Esopo

O semideus emitia uma melodia e o Rouxinol a repetia. Depois a flauta produzia outros acordes e melodias e o Rouxinol modelava tudo em sua garganta, qualquer que fosse a dificuldade das combinações, com igual ou maior perfeição do que a flauta mágica. Os pássaros, os bichos, as borboletas, os elementais e todos os seres da mata se reuniam para ouvir os dois artistas experimentando as maravilhas dos sons.

Cansado e esgotado em sua inventividade, Pã assentou na relva e o Rouxinol ampliou um pouco a última melodia, depois ampliou mais, improvisou sons ainda não produzidos, soltou nos trinados de harmonia surpresas para si próprio. Tentou mais uma criação além de todas as lições... Dizem que Pã saiu de mansinho, com todos os ouvintes embevecidos e se afundou pelas selvas e até hoje não voltou a se mostrar.

REVISÃO. Alguns recontadores se aventuram a pensar que Pã fugiu triste. Outros concluem que ele ficou muito feliz por ter tido um aluno tão brilhante. Outros emitem a moral de que “o discípulo deve subir além do Mestre”.

Esopo, famoso fabulista na antiga Grécia

O que é uma Fábula?

Fábula é uma narrativa figurada, na qual as são animais que ganham caracteristicas humanas. Sempre contém um moral por sustentação, constatada no final da história. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. É muito interessante para crianças, pois permite que elas sejam ensinadas dentro de preceitos morais sem que percebam.

A fábula surgiu no Oriente, mas já era cultivada entre assírios e babilônios. No entanto foi o escravo grego Esopo, que viveu no século VI a.C. quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento.

http://pt.shvoong.com/books/mythology-ancient-literature

Nenhum comentário: