quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Teatro de Mato Grosso: vamos à luta!


É hora de agir com o mesmo entusiasmo que apresentamos nos palcos!

Aconteceu no último domingo, dia 22 de novembro, no Museu de Arte Sacra em Cuiabá, uma reunião do Movimento de Teatro. Apesar da ausência, o Teatro Ogan, de Campo Novo do Parecis, apóia as decisões tomadas pelo grupo e defende a união da classe para acudir os “teatreiros” matogrossenses, que apesar de lutadores, estão sendo desrespeitados.

Tal encontro foi pautado pelos seguintes temas: Plano Setorial de Teatro para Mato Grosso, Federação Matogrossense de Artes Cênicas (Femac), SATED e, especialmente, eleições para o Conselho Estadual de Cultura.

Sobre as eleições do Conselho Estadual de Cultura 2011-2013, foi explanada a atual situação que se encontra o processo. De acordo com matéria divulgada pelo Movimento de Teatro o método de escolha de novos conselheiros “está sendo feita de forma impositiva e muito longe de ser democrática”.

“O atual conselho decidiu executar uma eleição da forma que melhor lhes convinham, sem uma consulta a classe. Dessa forma muitos problemas foram verificados no edital da eleição, como por exemplo a forma de eleição por chapa, tanto dos delegados como dos conselheiros, os teatreiros presentes na reunião acham em consenso, que essa forma de eleição, no "tudo ou nada" é muito ruim e até inconstitucional”, diz a matéria.

Para poder burlar essa estratégia foi feito um planejamento de atuação do Movimento de Teatro nessa eleição. Dessa forma, todos os teatreiros do estado estão sendo convocados a se cadastrarem no Cadastro de Integrante da Classe Artística como agentes culturais, pois somente assim poderão participar votando ou sendo votados.

Para se cadastrar, o agente cultural deverá preencher uma ficha que está disponível no site da Secretária de Cultura.

Para o cadastro, deve-se juntar documentos que comprovem sua atuação, seja através de clipping, fotos, vídeo, materiais gráficos, entre outros. Deverá também comprovar residência no estado há pelo menos 24 meses, através de contas de luz, água ou telefone, sendo uma atual e outra de 2 anos (exatos) atrás.

O Movimento conclama todos os artistas: “Se você conhece alguém de qualquer município do estado que tenha esse perfil, ajude-nos a aumentar a força das artes cênicas, convocando essa pessoa a fazer seu cadastro”.

E propõe a criação de um cadastramento online de teatreiros: “Foi sugerido que façamos uma tentativa de levantamento e cadastramento dos fazedores de teatro do estado através de um cadastro online, dessa forma tentando ter uma cartografia mais clara de quem faz, pensa ou colabora com o teatro em nosso estado. Esse formulário será feito pela comissão e estará disponível através de um link.

Também foi sugerido que todos coloquem um banner eletrônico em seus blogs, difundindo assim o levantamento.

O Teatro Ogan é parceiro dessa iniciativa e quer se fazer presente nos próximos encontros do Movimento de Teatro, pois acredita que o respeito só se adquire quando há a união da classe.

Estaremos difundindo as ideias acima, pois cremos que é hora de agir com o mesmo entusiasmo que apresentamos nos palcos.

Por Alexandre Rolim
Com informações de Jan Moura

Nenhum comentário: