domingo, 24 de outubro de 2010

Teatro Ogan é parte de livro que trata da história do teatro matogrossense

Capa do livro "O Teatro Mato-grossense: história, crítica e textos"

O Teatro Ogan de Campo Novo do Parecis e o diretor-artístico do grupo, Van César, são partes integrantes do livro "O teatro mato-grossense - História, crítica e textos" do professor Agnaldo Rodrigues da Silva, Pós-Doutor em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Cáceres.

Conheça mais sobre o autor. Clique aqui!

Agnaldo Rodrigues é um grande estudioso da dramaturgia matogrossense, principalmente no final do século XX e início do século XXI. Em seu livro, o pós-doutor rastreia os aspectos que foram determinantes para a formação histórica do teatro em Mato Grosso.

Segundo Van César, um dos fundadores do grupo camponovense, em maio de 1995, o Teatro Ogan aparece na parte do livro que trata dos grupos e companhias em atuação no estado de Mato Grosso nos dias de hoje.

O autor do livro faz um relato sobre a trajetória do grupo, que está há mais de 15 anos com os pés na estrada e já montou mais de 20 espetáculos, sendo alguns inéditos, de autoria de Van César.

Quando Agnaldo Rodrigues aborda os novos autores da dramaturgia matogrossense ele transcreve o texto “A Princesa e o Pastor”, escrito por Van César, baseado em conto homônimo do folclore popular, e trabalhado em 2005 com o Grupo Estilo. No mesmo ano, a montagem foi premiada no Festival Matogrossense de Teatro, ocorrido em Rondonópolis.

O livro será lançado nos dias 06 e 07 de novembro durante o 1º Encontro Matogrossense de Dramaturgia, que ocorre em Primavera do Leste.

Sobre o livro:

“O teatro matogrossense - História, crítica e textos” é um livro que inova a crítica teatral brasileira produzida em Mato Grosso no século XX e nos primeiros anos do século XXI. O percurso do teatro e as suas relações com a história e a literatura, desde o século XVIII, são os aspectos fundadores da relação entre as manifestações artísticas, capazes de levar à compreensão da cultura do Estado.

O rastreamento de fontes e influências, a comparação entre textos cênicos de diversos espaços e tempos históricos, bem como as novas indicações teóricas e metodológicas embasadas em peças, grupos e companhias teatrais transformaram o livro em uma referência dos estudos do moderno teatro brasileiro produzido em Mato Grosso.

Nenhum comentário: